Em discurso, Gonzaga Patriota fala sobre o índice de inadimplência que atinge a maior taxa dos últimos anos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara, nesta quinta-feira(01), para falar sobre a inadimplência que atinge a maior taxa desde 2016, revelou recentemente a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O parlamentar ainda comentou que teve uma audiência com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, Helder Melillo, para buscar recursos para obras de contenção de encostas nos morros do Recife.
“A gente sabe que a situação do Brasil é difícil, os trabalhadores, os consumidores, eles estão inadimplentes e, obviamente, a gente vê hoje essa dificuldade deles cumprirem os seus compromissos e isso afeta vários setores, não apenas do comércio, mas a indústria e tantas outros. Ontem, por exemplo, estive com representantes da Confederação Nacional dos Transportes que também estão com dificuldades. A gente lamenta essa crise”, disse Patriota.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela CNC, a proporção de famílias inadimplentes ficou em 30,3% no mês passado, alta de 0,3 pontos percentuais em relação a setembro, e de 4,6 pontos em relação a outubro do ano passado.
Esse avanço de 4,6 pontos em 12 meses foi o maior registrado na comparação anual desde março de 2016, informou a CNC. O indicador subiu pelo quarto mês consecutivo.
O aumento na inadimplência ocorreu mesmo com a relativa estabilidade na proporção de endividados. Em outubro, o percentual das famílias com dívidas a vencer chegou a 79,2%. O indicador caiu 0,1 pontos na comparação com setembro, mas subiu 4,6 pontos percentuais em relação a outubro de 2021.
De acordo com a CNC, o aumento da inadimplência pode ser explicado pela combinação de grande nível de endividamento e juros altos.