GONZAGA PATRIOTA – PROJETO DA FERROVIA DINAMIZA ECONOMIA

Clipping

Hylda Cavalcanti

O projeto da Ferrovia Transnordestina foi apresentado pelo ex-deputado federal Gonzaga Patriota em 1988, durante a elaboração do Plano Nacional de Viação e Obras, período da Constituinte. O objetivo da obra, conforme estabelece a legislação, é interligar o Piauí, do município de Eliseu Martins, “que é onde está a riqueza de minérios, com três portos. De Suape, no Recife, um dos modais precisa passar pelos municípios pernambucanos de Salgueiro, Araripina, Serra Talhada e Sertânia. E, a partir daí, acompanhar a malha ferroviária existente até chegar ao porto de Suape”, informou ele.

PERCURSO

“Num outro modal, saindo de Salgueiro, a ferrovia vai cortando Jati, Brejo Santo, até chegar a Fortaleza, no Ceará, em direção ao porto de Pecém. Eu estudei muito esses trechos, percorri muito a área já pensando na ferrovia. Também tem um terceiro trecho trecho previsto saindo de Parnamirim e acompanhando a PE-555, pegando Urimamã, Jutaí, Lagoa Grande, Petrolina, Juazeiro (BA) e, de lá, o Porto de Alagoinha, na Bahia”, relatou Patriota.

CLASSE MUNDIAL

A Transnordestina é considerada, de acordo com o ex-parlamentar, a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.753 km de extensão em linha principal, consiste numa ferrovia de classe mundial prevista para passar, em sua totalidade, por 81 municípios. “O projeto realiza o antigo sonho de integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios”, frisou Patriota.

PARCEIROS

A obra vem sendo executada por meio da Parceria Público-Privada (PPP) formada pela Companhia Siderúgica Nacional (CSN); Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A (empresa pública sob a forma de sociedade por ações, controlada pela União); Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

CAPACIDADE

Quando concluída, a ferrovia, caso seja elaborado seu projeto original, terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para graneis sólidos (minérios e grãos). “Tenho certeza que, ao promover a integração, a Transnordestina se consolidará como um elo fundamental para dinamizar a economia do Nordeste e aproximar o Brasil dos principais mercados mundiais. Além disso, elevará a competitividade da produção agrícola e mineral do Nordeste, com uma logística eficiente e moderna”, destacou Gonzaga Patriota.

Postado em www.opoder.com.br

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.