Chesf emite nota técnica sobre situação de reservatórios da Bacia do São Francisco
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) emitiu nota técnica sobre a situação dos reservatórios da Companhia na bacia do São Francisco, em decorrência do período úmido que se estende até o mês de abril – sendo os meses de janeiro, fevereiro e março os que registram maiores médias nas afluências naturais a Sobradinho (BA). O pedido foi feito pelo subsecretário de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, segundo informou sua assessoria.
Os elevados índices pluviométricos que estão sendo registrados desde de dezembro, no Sudeste e na região do Alto do São Francisco, resultam em uma elevação significativa das vazões. A previsão meteorológica continua a apresentar a possibilidade de chuvas de intensidade média a elevada no alto do São Francisco, estendendo-se até trecho médio. A informação já havia sido adiantada pelo professor Mário Miranda, da Univasf, e a Embrapa.
A situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos índices pluviométricos em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do são Francisco, o que será devidamente informado pela Chesf.
Medidas preventivas
No próximo dia 26, às 9h30, na sede da Companhia, no Recife, uma reunião pretende dar continuidade ao procedimento preventivo iniciado com o envio de informações intitulado “Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – Início do período Úmido 2011/2012/Ações preventivas”.
O objetivo é compartilhar informações sobre a situação hidrológica da Bacia, a possibilidade de aumento das vazões no rio e as consequentes ações que se fazem necessárias por parte dos envolvidos, em especial das Secretarias Estaduais de Recursos Hídricos e das Defesas Civis dos Estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. (Foto/reprodução)
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário