Dengue tem redução de 58,52% em Pernambuco

 / Foto: Alexandre Gondim/JC ImagemDepois de ter superado em mais de 200% os registros do ano passado, a transmissão de dengue começa a cair em Pernambuco. Segundo avaliação da Secretaria Estadual de Saúde, nas duas últimas semanas o número de casos teve uma redução de 58,52%. A queda já era esperada nessa época, uma vez que a doença voltou a gerar surtos a partir de novembro do ano passado, mas está longe de significar alívio. ““São quatro vírus circulando no Estado, basta a população de mosquitos aumentar um pouco e mais pessoas vão adoecer””, alerta Claudenice Pontes, coordenadora estadual do programa da dengue.

Para evitar que a baixa frequência faça muita gente descuidar das medidas deprevenção, serão antecipadas para este mês as mobilizações que geralmente acontecem a partir de novembro. Nesta segunda (20), terá início a capacitação de carteiros. Eles vão entregar panfletos durante a distribuição das correspondências.

O governo vai preparar cerca de três mil carteiros, em três polos (Recife, Caruaru e Petrolina), explica a coordenadora estadual do programa da dengue. A preocupação é com todo o Estado, já que se trata de uma doença distribuída em todo o território. A vigilância epidemiológica isolou o quarto vírus, o com maior poder de adoecimento porque entrou em circulação recentemente, em 27 municípios das quatro regiões: Grande Recife, Mata, Agreste e Sertão. Alémdisso, os outros três vírus, que entraram no Estado desde a década de 90, permanecem em transmissão, ameaçando principalmente as crianças. O DENV-1 foi detectado este ano em Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Alagoinha, Jaboatão dos Guararapes e Petrolândia. Em Jaboatão, também foram isolados os vírus 2 e 3. O terceiro tipo ainda circula no Recife e em Joaquim Nabuco.

Este ano, há um complicador, que são as eleições municipais. O envolvimento com campanhas e a troca de prefeitos podem favorecer desmobilização de ações contra a dengue. A vantagem quanto a isso, segundo Claudenice, é que a maioria dos municípios efetivou seus agentes de endemias e comunitários de saúde, não podendo demiti-los por questões políticas.

Como começou mais cedo dessa última vez, a epidemia de dengue atingiu o auge entre março, abril e maio. A redução sazonal também se sustenta no reforço das ações de controle pelas prefeituras, avalia Claudenice. Por enquanto, são 54.877 doentes suspeitos registrados desde o início do ano. A quantidade é 84,75% maior que a de 2011, quando até essa data só havia 29.703 notificações. A região que mais teve doentes foi a justamente a de maior população: a Região Metropolitana do Recife e cidades vizinhas da Zona da Mata.

Nada menos que 50% das 185 localidades do Estado estão com alta incidência da doença, equivalente a 300 ou mais casos em cada grupo de 100 mil habitantes. Entre os com maior proporção de doentes, oito são metropolitanos. Num deles, Olinda, que detém 4,32% dos casos, houve mobilização no Alto da Mina na última quarta-feira.

De janeiro até agora foram confirmadas em Pernambuco 16 mortes por dengue e ainda há 29 em investigação. Quase todos foram no Grande Recife. O registro é mais baixo que o do mesmo período do ano passado. Nessa época, 49 óbitos já tinham causa devidamente comprovada como dengue.

Conforme Claudenice Pontes, a maioria dos mortos era do sexo masculino e tinha procurado tardiamente o serviço de saúde. “Apresentaram complicações no quinto dia e como demoraram a procurar atendimento, morreram rapidamente, 12 a 24 horas depois de recorrer a uma unidade saúde”, explicou. Ela lembra que a população tem que ficar atenta aos sinais de piora, como vômito, dor abdominal, suor excessivo e tontura.

Os números mostram ainda que 30,65% dos 248 casos graves de dengue foram em menores de 15 anos, sendo as crianças de 5 a 14 anos as mais atingidas. Isso se justifica pela suscetibilidade maior dos jovens. Os com mais idade já foram infectados em outros anos, pela exposição repetida.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.