Primeiro encontro de Francisco com conselho de religiosos acontece nesta terça-feira

VATICAN-POPE-RELIGION-SAINTO Papa Francisco faz nesta terça-feira a primeira reunião com os oito integrantes do Conselho de Cardeais nomeado em abril e oficialmente instituído esta segunda-feira. Apesar de o Vaticano tratar o órgão como uma instância apenas consultiva, a expectativa é de que as conversas levem a mudanças mais intensas que uma simples revisão da Pastor Bonus, a Constituição Apostólica promulgada pelo Papa João Paulo II em 1988 que instituiu uma série de alterações no funcionamento da Cúria Romana.

Ao anunciar a instituição do Conselho – já chamado de ‘G8 papal’ por alguns observadores do Vaticano -, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, procurou mostrar que qualquer decisão cabe apenas ao Pontífice:

– O Papa não está de modo algum condicionado. Para se dizer que é um governo colegiado, precisaria dizer que o Papa ‘deve’ consultá-lo, ‘deve’ reuni-lo sobre determinados temas… Não se trata disso: trata-se de um conselho ao qual pode ser pedido que dê o seu parecer – disse Lombardi, segundo a imprensa oficial do Vaticano.

De fato, o decreto que cria o conselho diz que o órgão foi criado como um instrumento de auxílio na governança da Igreja Católica em todo o mundo. Mas o coordenador do conselho, cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, deu pistas de que algo maior pode estar por vir.

– Aquela Constituição acabou. Agora é algo diferente. Precisamos escrever algo diferente – declarou a uma TV italiana semana passada.

Além do hondurenho Maradiaga, fazem parte do Conselho os cardeais Giuseppe Bertello, da Itália; Francisco Javier Errázuriz Ossa, do Chile; Oswald Gracias, da Índia; Reinhard Marx, da Alemanha; Laurent Monsengwo Pasinya, da República Democrática do Congo; George Pell, da Austrália; e Sean Patrick O’Malley, dos Estados Unidos.

O conselho se reunirá com Francisco durante três dias em uma biblioteca particular na residência papal. Segundo Lombardi, o órgão já produziu 80 documentos que foram sintetizados pelo secretário do conselho, o bispo italiano Marcello Albano.

Se ainda é impossível prever o que as conversas no conselho podem mudar na Igreja Católica, já se sabe que seus trabalhos começarão sob ao menos uma polêmica: o chileno Errázuriz, que é arcebispo emérito de Santiago, é acusado de acobertar durante anos casos de abuso sexual cometidos pelo padre Francisco Karadima. Depois que o Vaticano reconheceu a culpa do padre, Errázuriz veio a público pedir perdão às vítimas.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.