PCR lança programa de prevenção secundária de febre reumática

aA Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) lançou na manhã desta quinta-feira (3), através da secretaria de Saúde, o Programa de Prevenção Secundária da Febre Reumática. A meta é capacitar os 2.310 servidores da rede municipal de saúde da capital pernambucana, todos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF), sobre o uso da penicilina benzatina em pacientes.

Participam médicos, enfermeiros agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como servidores das policlínicas. “A gente precisa que toda a nossa rede esteja preparada para fazer o tratamento da febre reumática durar, para a gente não ter que tratar de doenças cardíacas depois”, ressaltou o prefeito Geraldo Julio. Os profissionais serão capacitados durante 11 dias, em datas espalhadas entre outubro e novembro.

Já nesta quinta, os servidores começarão as aulas de preparação para o projeto. O curso acontecerá em três salas, no centro de Formação de Educadores Paulo Freire, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. Serão dois espaços para nível médio/técnico, com capacidade para 80 pessoas cada sala. Já os profissionais de nível superior aprenderão as novas técnicas em uma sala com capacidade para 50 pessoas.

PESQUISA – A falta de aplicação de benzatina a cada 21 dias pode trazer graves sequelas aos pacientes de febre reumática. É o que afirma uma pesquisa feita pelo Imip (Instituto de Medicinal Integral Professor Fernando Figueira).

O estudo com um grupo de 53 pacientes – entre 5 e 14 anos – revelou que 13 deles desenvolveram quadro grave de febre reumática. Destes, todos apresentaram insuficiência cardíaca congestiva com edema pulmonar, quando há acúmulo de líquido nos pulmões. Cerca de 70% das complicações cardíacas desses pacientes foram precedidas de febre e artrite. Dez crianças (76,9%) receberam implantes de válvulas para corrigir mutilações do reumatismo.

O SUS (Sistema Único de Saúde) gasta cerca de R$ 100 milhões por ano com cirurgias reparados em pacientes portadores de febre reumática.

DOENÇA – A febre reumática é uma doença inflamatória de caráter autoimune decorrente de faringites e amidalites mal curadas. O tratamento reque repouso absoluto em leito e uso da penicilina benzatina, antibiótico injetável, de anti-inflamatórios e de analgésicos.

Causada pela bactéria Estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield se manifesta por volta de 7 a 15 dias depois de um episódio infeccioso de faringoamigdalite com febre. Quanto mais jovem o paciente, maior o risco de a febre reumática deixar sequelas graves.

Entre os sintomas da febre reumática, ou reumatismo infeccioso, estão a dor nas juntas (artrite migratória), sopro cardíaco (no caso de comprometimento das válvulas do coração) e inflamação no músculo do coração (cardite).

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.