PCR lança programa de prevenção secundária de febre reumática
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) lançou na manhã desta quinta-feira (3), através da secretaria de Saúde, o Programa de Prevenção Secundária da Febre Reumática. A meta é capacitar os 2.310 servidores da rede municipal de saúde da capital pernambucana, todos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF), sobre o uso da penicilina benzatina em pacientes.
Participam médicos, enfermeiros agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como servidores das policlínicas. “A gente precisa que toda a nossa rede esteja preparada para fazer o tratamento da febre reumática durar, para a gente não ter que tratar de doenças cardíacas depois”, ressaltou o prefeito Geraldo Julio. Os profissionais serão capacitados durante 11 dias, em datas espalhadas entre outubro e novembro.
Já nesta quinta, os servidores começarão as aulas de preparação para o projeto. O curso acontecerá em três salas, no centro de Formação de Educadores Paulo Freire, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. Serão dois espaços para nível médio/técnico, com capacidade para 80 pessoas cada sala. Já os profissionais de nível superior aprenderão as novas técnicas em uma sala com capacidade para 50 pessoas.
PESQUISA – A falta de aplicação de benzatina a cada 21 dias pode trazer graves sequelas aos pacientes de febre reumática. É o que afirma uma pesquisa feita pelo Imip (Instituto de Medicinal Integral Professor Fernando Figueira).
O estudo com um grupo de 53 pacientes – entre 5 e 14 anos – revelou que 13 deles desenvolveram quadro grave de febre reumática. Destes, todos apresentaram insuficiência cardíaca congestiva com edema pulmonar, quando há acúmulo de líquido nos pulmões. Cerca de 70% das complicações cardíacas desses pacientes foram precedidas de febre e artrite. Dez crianças (76,9%) receberam implantes de válvulas para corrigir mutilações do reumatismo.
O SUS (Sistema Único de Saúde) gasta cerca de R$ 100 milhões por ano com cirurgias reparados em pacientes portadores de febre reumática.
DOENÇA – A febre reumática é uma doença inflamatória de caráter autoimune decorrente de faringites e amidalites mal curadas. O tratamento reque repouso absoluto em leito e uso da penicilina benzatina, antibiótico injetável, de anti-inflamatórios e de analgésicos.
Causada pela bactéria Estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield se manifesta por volta de 7 a 15 dias depois de um episódio infeccioso de faringoamigdalite com febre. Quanto mais jovem o paciente, maior o risco de a febre reumática deixar sequelas graves.
Entre os sintomas da febre reumática, ou reumatismo infeccioso, estão a dor nas juntas (artrite migratória), sopro cardíaco (no caso de comprometimento das válvulas do coração) e inflamação no músculo do coração (cardite).
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário