BR-232 é 12ª proposta de PPP da Odebrecht, em Pernambuco

 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

A BR-232 é a décima segunda Parceria Público-Privada (PPP) já proposta pelo grupo Odebrecht ao governo de Pernambuco. Sozinhas ou em consórcio, empresas do grupo já sugeriram projetos como o do monotrilho, da arena multiuso, derodovias, de um novo campus da Universidade de Pernambuco (UPE) e até de uma nova sede para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). No total, os projetos da Odebrecht são 60% de tudo o que já foi sugerido ou estudado por empresas no programa estadual de PPPs.

 Vários países – a exemplo de Inglaterra, Coreia do Sul, Austrália e Argentina – criaram regras para a iniciativa privada apresentar propostas de concessões ou PPPs. No Brasil, governos como o de Santa Catarina, ao receberem uma sugestão de uma empresa, em seguida fazem uma convocação pública para qualquer outro interessado realizar estudos sobre o mesmo empreendimento.

Santa Catarina, Minas Gerais e Alagoas, na convocação pública para os estudos de PPPs, divulgam no Diário Oficial e em sites do governo uma espécie de edital, em geral chamado de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). O PMI contém regras como prazo para os estudos, declaração de que a propriedade intelectual será cedida ao Estado e linhas gerais do futuro empreendimento (se for uma rodovia, dados como extensão e traçado).

O programa de PPPs de Pernambuco é um pouco diferente. Iniciado em 2006, ele mantém uma lista de projetos prioritários. Uma Resolução Normativa do Conselho Gestor do Programa Estadual de PPPs (CGPE) define que, se uma empresa sugerir um projeto, já pode ter autorização direta, sem convocação pública. Concluído, o estudo é entregue ao governo e outras empresas já cadastradas para pesquisar o mesmo empreendimento são avisadas – elas terão 90 dias para concluir e entregar seus próprios estudos.

Assim, em 2006, um consórcio liderado pela Odebrecht estreou o programa estadual, ao propor uma PPP para o acesso viário à Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. O projeto foi licitado e vencido pela própria Odebrecht, em conjunto com o grupo Cornélio Brennand.

Com o tempo, vieram novas propostas da Odebrecht e de outras empresas, como a PPP do Expresso Cidadão, da CEI Empreendimentos, dos hospitais de emergência, da Siemens, e até de um complexo de Porto e Aeroporto em Goiana, da Promon Engenharia e STR Projetos. A maioria não saiu do papel e houve até negativa de autorização para estudos. Muitas sequer são citadas no site oficial das PPPs do Estado, mas podem ser localizadas nas atas das reuniões do CGPE, publicadas no Diário Oficial desde 2006.

As quatro PPPs licitadas até hoje foram vencidas pelas mesmas empresas que fizeram os estudos. Agora é observar a concessão da BR-232.

Fonte: JConline

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.