Naufrágio de imigrantes deixa ao menos 94 mortos e 250 desaparecidos na Itália

Ao menos 94 pessoas morreram e outras 250 estão desaparecidas depois que um barco lotado com imigrantes africanos afundou nesta quinta-feira perto da ilha de Lampedusa, no sul da Itália, disse a guarda-costeira.

Corpos resgatados da água foram deixados ao longo do cais enquanto o número de mortos subia, no que pode ser um dos piores desastres a atingir a perigosa rota para imigrantes que tentam chegar à Europa vindos da África.

“É terrível, como um cemitério, eles ainda estão tirando”, disse o prefeito de Lampedusa, Giusi Nicolini, aos repórteres.

A guarda costeira disse que 151 sobreviventes foram resgatados até agora dos 400 a 500 imigrantes que estavam no barco de 20 metros que pegou fogo e afundou a um quilômetro da ilha.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) disse que a estimativa era de que havia cerca de 500 passageiros, todos da Eritreia e que embarcaram na Líbia.

Quase 500 pessoas foram dadas como mortas ou desaparecidas na travessia da Tunísia para a Itália no ano passado, disse o Acnur.

“Elogio a ação rápida da guarda costeira italiana para salvar vidas. Ao mesmo tempo, estou consternado com o crescente fenômeno global de imigrantes e pessoas fugindo de conflitos ou de perseguição e morrendo no mar”, disse o alto comissário da ONU para os refugiados, António Guterres.

Os imigrantes costumam chegar a Lampedusa, a apenas 113 quilômetros da costa da Tunísia, resgatados no mar pela guarda costeira italiana em barcos perigosamente superlotados.

O papa Francisco visitou a ilha em julho em sua primeira viagem fora de Roma a fim de chamar a atenção para o drama dos refugiados. Ele disse que a morte de pessoas tentando buscar uma vida melhor era como “um espinho no coração”.

O fluxo de imigrantes é um problema humanitário e político para o governo italiano. Cerca de 15.000 chegaram à Itália e a Malta, 13.200 e 1.800, respectivamente, pelo mar no ano passado, disse a agência da ONU para refugiados.

Descrevendo as mortes de imigrantes como “uma tragédia sem fim”, a ministra das Relações Exteriores italiana, Emma Bonino, afirmou: “A operação de resgate começou imediatamente, mas está ficando mais difícil porque agora o tempo está esfriando, eles não sabem nada, não sabem para onde ir.”

O ministro do Interior italiano, Angelino Alfano, cancelou uma coletiva de imprensa em Roma para ir até Lampedusa.

Um barco de pesca deu o alerta por volta das 7h20 (horário local) e começou a retirar as pessoas da água antes que as embarcações da guarda costeira chegassem ao local.

Apenas quatro dias atrás, 13 imigrantes se afogaram quando seu barco afundou no leste da Sicília.

O ministro do Transporte, Maurizio Lupi, disse que é preciso fazer mais para combater o tráfico de pessoas que coordenava o transporte de imigrantes em barcos instáveis e lotados.

“É uma tarefa que temos que assumir e que a comunidade internacional e a comunidade europeia também têm que assumir”, disse.

Fonte: Reuters

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.