Obesidade ameaça as crianças

imagesGuilherme Silva tem 12 anos e, como a maioria das crianças, é viciado em guloseimas. No caso dele, o mau hábito se traduz em seis quilos acima do peso. Realidade que está longe de ser uma exceção, e que é cada vez mais constatada: milhões de crianças brasileiras também apresentam sobrepeso e são vítima de uma alimentação equivocada. Após exames de sangue, foi descoberto que Guilherme está com o nível de triglicerídeos elevado, decorrente do excesso de substâncias gordurosas no sangue.

Desde então, até consultar um nutricionista, a mãe do adolescente, a cabeleireira Ely de Freitas, alerta o filho sobre o excesso de açúcar. “Aos poucos, estou cortando massas, biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e outras guloseimas, e substituindo por alimentos mais leves e saudáveis. Está sendo difícil, pois como mãe, creio que tenho uma parcela de culpa nisso: você quer fazer todos os gostos do filho”, declara.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está atenta ao problema. Diz que nos últimos anos houve um aumento global do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros nutrientes. Dados da OMC revelam que uma, em cada três crianças de 5 a 9 anos, está acima do peso. E o reflexo aparece no diagnóstico, cada vez mais frequente, de garotos e garotas com doenças antes típicas de adultos, como colesterol alto, hipertensão e diabetes tipo 2, que resultam, principalmente, do estilo de vida inadequado. Tem crescido, também, o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) em idades precoces.

O cirurgião metabólico Otacílio Albuquerque afirma que, para que o problema da obesidade infantil não piore, o primeiro passo deve vir dos pais. “A orientação nutricional deveria ser direcionada aos pais, pois é a partir deles que vem a decisão do que comprar ou não para dentro de casa. Reeducando o cardápio, têm mais chances de tornar o filho uma criança saudável, pois os pequenos são reflexos dos hábitos de sua família”, aconselha o médico.

Ele observa, ainda, que uma das causas dessa epidemia, talvez a principal, “seja o fácil acesso a alimentos como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerante e fast-food, além da falta de estímulo à alimentação saudável nas escolas. Dessa forma, cria-se o ciclo vicioso onde tudo o que é mais rápido e prático é consumido”, aponta.

A rotina também agrava o problema das crianças. “Hoje em dia, as brincadeiras de rua foram substituídas por televisão, videogame, computador e andar de carro, o que faz com que o sedentarismo impere. Se a criança não se movimenta, a consequência é a falta de perda de calorias, pois ela fica parada só estocando comida dentro do seu organismo”, explica.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.