Eliminatórias podem colocar três campeões e um novato na Copa de 2014
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil, definirá mais nove participantes nesta terça-feira. Em uma rodada com 34 partidas, as Eliminatórias podem colocar três campeões e um novato na lista de participantes da competição de seleções.
Entre os campeões mundiais que podem confirmar classificação, a situação mais fácil é a da Espanha. Os atuais donos da taça da Copa do Mundo têm 17 pontos, três a mais do que a França, e precisam apenas de um empate em casa com a Geórgia para confirmar viagem ao Brasil.
Na Europa, outro campeão mundial que pode se classificar nesta terça-feira é a Inglaterra. Os vencedores da Copa de 1966 lideram o Grupo H das Eliminatórias e têm um ponto de vantagem sobre a Ucrânia. Na rodada derradeira, os britânicos dependem apenas de vitória simples sobre a Polônia.
As Eliminatórias europeias são disputadas em nove grupos, e o campeão de cada chave obtêm classificação direta para a Copa do Mundo de 2014. A rodada desta terça-feira vai encerrar essa fase e definir os primeiros colocados.
Até aqui, cinco países asseguraram com antecedência a liderança de seus grupos. Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda e Suíça são as seleções europeias que estão classificadas para a Copa do Mundo de 2014.
Além de Espanha e Inglaterra, a rodada desta terça-feira pode confirmar a classificação da Rússia, que tem 21 pontos e lidera o Grupo F. Os russos jogarão fora de casa contra o Azerbaijão e precisarão apenas de um empate.
O outro grupo que será definido nesta terça-feira é o F. É dali que pode sair a primeira novidade entre os participantes da Copa do Mundo de 2014. Todos os países que estão confirmados na competição já estiveram em pelo menos uma edição. A Bósnia-Hezergóvina, líder da chave, pode ser a primeira estreante na lista.
A Bósnia tem 22 pontos e jogará fora de casa contra a Lituânia. Os bósnios precisam vencer porque o segundo posto do grupo é da Grécia, que tem a mesma pontuação e receberá Liechtenstein.
Entre os nove segundos colocados das Eliminatórias europeias, oito disputarão uma repescagem. Essa fase será um mata-mata simples, e os quatro vencedores também irão à Copa do Mundo.
Na América do Sul, a rodada desta terça-feira também servirá para definir os últimos classificados e o time que irá para uma repescagem. As Eliminatórias do continente são disputadas por nove equipes, que se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros garantem vaga na Copa do Mundo, e o quinto colocado jogará contra a Jordânia, oriunda da qualificação asiática.
As duas primeiras vagas da América do Sul já são de Argentina e Colômbia. Nesta terça-feira, Equador, Chile e Uruguai disputarão os outros dois postos. Se vencerem os argentinos em casa e contarem com uma combinação favorável de resultados, os uruguaios podem aumentar a lista de campeões mundiais que estarão na Copa de 2014.
Até aqui, a Copa do Mundo de 2014 tem 14 participantes definidos. Entre eles, quatro já levantaram a taça da principal competição de seleções do planeta: Brasil, Itália, Alemanha e Argentina.
A rodada desta terça-feira ainda definirá a última seleção que se classificará diretamente na Concacaf, que reúne as Américas do Norte e Central. Estados Unidos já estão na Copa, e Honduras e México disputam o terceiro posto.
A quarta colocada no hexagonal final da Concacaf ainda enfrentará a Nova Zelândia em um playoff. Se perder para a Costa Rica fora de casa nesta terça-feira, o México pode ser ultrapassado pelo Panamá e não atingir sequer esse mata-mata.
Os 34 jogos das Eliminatórias desta terça-feira definirão sete classificados para a Copa do Mundo. Depois disso, restarão apenas quatro países da Europa, cinco da África e os dois sobreviventes das repescagens.
Fonte: Uol
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário