Nova fase da Refinaria vai abrir novas vagas de emprego e alavancar lucros

aO setor de metalmecânica está em alta em Pernambuco por conta dos projetos estruturadores que chegam ao estado, a exemplo da Refinaria Abreu e Lima, que já emprega 40 mil pessoas na fase de construção. Quando o projeto estiver em operação, no primeiro semestre de 2015, o número de funcionários cairá para mil. Mas será dado início à fase de manutenção, que demandará novos funcionários. Pelos cálculos do setor, a cada trabalhador da Refinaria Abreu e Lima devem ser gerados três empregos na cadeia fornecedora.

A movimentação no mercado de trabalho não para por aí. A Refinaria Abreu e Lima foi desenhada de tal forma que, a cada três ou quatro anos, é necessária a paralisação de 50% do empreendimento por cerca de dois meses para manutenção. Nesse processo, há uma nova geração de empregos, que pode chegar a oito mil funcionários. Além disso, já existe um planejamento do material que precisará ser substituído, que deve ser encomendado com antecedência aos fornecedores locais.

“A refinaria funciona com um tempo útil de vida. Existe um prazo de fornecimento previsto, gerando lucros para as empresas”, explica o vice-presidente do Sindicato da Indústria Metalmecânica e Eletroeletrônica de Pernambuco (Simmepe), Alexandre Valença. Este será um dos temas abordados durante a conferência Pernambuco Petróleo Business, que acontece até sexta-feira dentro da Fimmepe – Feira Mecânica Nordeste, no Centro de Convenções de Olinda.

“A indústria metalmecânica e eletroeletrônica é um dos setores que mais tem crescido no Nordeste devido aos grandes projetos estruturadores que estão sendo implantados na região, como estaleiros, refinaria, siderúrgica, parques eólicos e montadoras de automóveis”, ressalta Valença.

A previsão é de que, neste ano, sejam gerados R$ 120 milhões em negócios durante a Fimmepe. É esperado um fluxo de 11 mil pessoas durante o evento. O número de marcas expositoras ultrapassou em 35% a expectativa dos organizadores. Durante a feira, também serão realizados 18 seminários, incluindo workshops de automação e instrumentação industrial, que são realizados pela Internacional Sociedade de Automação (ISA) – Seção Recife.

O Pernambuco Petróleo Business também contará com rodadas de negócios. Os encontros serão promovidos, hoje e amanhã, pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). Como âncoras foram convidadas 18 empresas que possuem projetos estruturadores em Pernambuco como, por exemplo, a PetroquímicaSuape, os estaleiros Promar e Atlântico Sul e a Impsa.

A Onip ainda está recebendo inscrições de empresas fornecedoras, que terão encontros agendados com as âncoras. Na última edição, foram gerados R$ 900 milhões em negócios, com a participação de 200 empresas fornecedoras.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.