Alunos com deficiência auditiva ganham novo equipamento para salas de aula
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Nesta quinta-feira (24), o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife, começa a disponibilizar o Sistema de Frequência Modulada Pessoal para seus pacientes, com idades entre 05 e 17 anos, que são usuários de prótese auditiva ou implante coclear.
O equipamento, que custa cerca de R$ 5 mil, permite ao estudante com deficiência auditiva ouvir a fala do professor de forma mais clara, eliminando ruídos ou reverberação do ambiente escolar. A partir das 8h, os estudantes beneficiados, seus pais e professores se reúnem no Centro de Estudos do HAM para participar de uma oficina prática sobre a utilização do novo sistema.
“O Sistema de Frequência Modulada vem pra facilitar o dia a dia do aluno com deficiência, pois ele poderá captar a voz do professor de forma clara e acima do ruído, trazendo uma série de benefícios para a vida escolar”, explica a chefe do setor de otorrinolaringologia do HAM, Mariana Leal.
Composto de transmissor e receptor, o Sistema FM funciona como um microfone sem fio para o implante coclear ou aparelho auditivo. O transmissor possui um microfone e fica o mais próximo possível da boca do interlocutor, enquanto o receptor é acoplado à entrada de áudio do implante ou prótese. O som captado pelo microfone do transmissor (professor) é enviado via FM diretamente para o aparelho do aluno, que continua com a entrada principal de áudio ativa, permitindo que o estudante não perca contato com as demais informações auditivas do ambiente em sala de aula.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário