Prefeitura de São Roque mantém licença de funcionamento do Royal

Instituto Royal em São Roque (Foto: Reprodução/TV TEM)A Prefeitura de São Roque manteve a licença de funcionamento do Instituto Royal. Uma comissão formada pelo prefeito, advogados e fiscais do departamento de Planejamento e Meio Ambiente fez uma vistoria na empresa na manhã desta quinta-feira (24).

Após a inspeção, que durou duas horas, a comissão informou que as condições estruturais do prédio foram consideradas boas. Por isso, o alvará para o funcionamento do laboratório está mantido.

“Seria uma irresponsabilidade cassar o alvará agora porque ainda existem ratos e hamsters lá dentro que estão sendo tratados pelos funcionários. Pelo que vimos, estes animais são muito bem tratados. A estrutura física do local está em perfeitas condições”, diz Daniel de Oliveira Costa, prefeito de São Roque.

Um grupo de 10 ativistas aguardou na frente da empresa o resultado da inspeção. A entrada deles e da imprensa não foi autorizada.

A comissão também visitou o porão do laboratório, que os ativistas dizem ter sido usado para sacrificar os cães usados como cobaias nos testes. Segundo a comissão, não há indícios de prática de maus-tratos no local nem de alguma “passagem secreta” para outro ambiente.

Após a comissão divulgar o resultado da inspeção, os ativistas que estavam na frente da empresa deixaram o local. Mas viaturas da Polícia Militar continuam na porta da empresa.

A prefeitura já havia tentado entrar no instituto duas vezes e foi impedido por seguranças da empresa. Somnete nesta quinta-feira (24) o laboratório autorizou a entrada da equipe para uma vistoria acompanhada de funcionários e advogados do instituto.

Cão encontrado
O cão da raça beagle que foi encontrado abandonado no fim da tarde desta quarta-feira (23), em São Roque (SP) foi encaminhado à Sociedade Protetora dos Animais de São Roque, após passar a noite no Centro de Controle de Zoonoses. A veterinária que avaliou o animal disse que ele está bem, apesar de assustado.

Representantes da sociedade assinaram um termo de fiel depositário do beagle.

Outros dois cães já haviam sido encontrados no sábado (19). Eles estão com o deputado federal Ricardo Tripoli, que também assintou um termo de fiel depositário dos animais.

Entenda o caso
As atividades do Instituto Royal estão sendo questionadas desde 2012, quando o Ministério Público passou a investigar o laboratório para apurar denúncias de maus-tratos aos animais usados como cobaias.

Após organizarem protestos em São Paulo e São Roque, ativistas invadiram a sede da empresa na sexta-feira (18) e levaram 178 beagles usados nas pesquisas, além de sete coelhos.

Um protesto contra o instituto foi marcado pelas redes sociais na manhã de sábado (19). Cerca de 700 pessoas se reuniram no km 56 da rodovia Raposo Tavares, na entrada que dá acesso ao laboratório. Um grupo de mascarados entrou em confronto com a Polícia Militar, que usou balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Carros da PM e da imprensa foram incendiados.

A Delegacia Seccional de Sorocaba (SP) investiga, simultaneamente, o furto dos animais do laboratório e as denúncias de maus-tratos. Pelo menos 20 ativistas que participaram da ação já foram identificados e intimados a depor.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.