Anatel divulga medição da qualidade da banda larga fixa e móvel em 12 estados
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta sexta-feira (25) o resultado da medição da qualidade da banda larga fixa e móvel feita em 12 estados no mês de setembro. Nos dois casos, as medições foram realizadas em prestadoras com mais de 50 mil clientes. Os estados que tiveram o melhor resultado aferido pela medição foram São Paulo e o Paraná, além do Distrito Federal.
Em São Paulo, apenas a operadora de internet móvel TIM ficou abaixo da meta da Anatel para a velocidade instantânea, com 94,56% das medições apresentando a velocidade mínima contratada. No Paraná, a prestadora de telefonia fixa Sercomtel e, no Distrito federal, a Oi ficaram abaixo da média na medição de perda de pacote, que é quando um dos pacotes de dados não encontra seu destino por falha ou baixa qualidade de conexão.
Em Minas Gerais, nenhuma prestadora de internet fixa (Algar, Net, GVT e Oi) cumpriu todas as metas estabelecidas pela Anatel. Todas ficaram abaixo da meta no quesito perda de pacotes. Além disso, a GVT e a Oi não atingiram os objetivos no item disponibilidade. Na Bahia, cinco metas da internet fixa e duas da móvel não foram atingidas. Na internet móvel, as operadoras Oi e TIM não alcançaram as metas de velocidade instantânea e na internet fixa, a Oi ficou abaixo do esperado em três índices (latência, disponibilidade e perda de pacotes). A GVT não alcançou a meta em dois quesitos (disponibilidade e perda de pacotes).
Para a velocidade instantânea, as empresas teriam que, em pelo menos 95% das medições, apresentar velocidade de, no mínimo, 20% do que foi contratado. A velocidade média medida durante o mês deve alcançar 60% da velocidade contratada, de acordo com o regulamento da Anatel.
Agência Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário