PSB deve concluir programa de governo até dezembro, diz Campos

O presidente do PSB, o governador Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva concedem entrevista (Foto: Márcio Pinho / G1)Potencial candidato à Presidência da República em 2014, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, afirmou nesta segunda-feira (28) que seu partido irá lançar até dezembro uma prévia do programa de governo da candidatura ao Palácio do Planalto. Nesta segunda, a cúpula do PSB se reuniu, em São Paulo, com integrantes da Rede Sustentabilidade para começar a elaborar um programa de governo conjunto.

“Estamos iniciando a discussão. Vamos ter um documento de referência até dezembro”, prometeu Campos durante o encontro.

A reunião de trabalho desta segunda foi o primeiro encontro programático entre o PSB e a Rede desde que a ex-senadora Marina Silva anunciou sua filiação à legenda comandada pelo governador pernambucano, em 5 de outubro.

Durante entrevista coletiva concedida durante o evento, Marina foi indagada sobre se ela se incomodava com as alianças costuradas por Campos no governo de Pernambuco. O dirigente doPSB abriga 14 partidos em sua administração estadual.

Ao responder aos repórteres, a ex-senadora enfatizou que se as alianças do pernambucano fossem “fisiológicas” ele não seria o governador mais bem avaliado do país.

“Se fosse uma gestão puramente fisiológica, [Campos] não seria o governador mais bem avaliado do país”, ressaltou.

Apesar de defender as alianças costuradas pelo presidente do PSB, Marina ponderou que as parcerias eleitorais no país devem ser negociadas com base em programas, e não “pura e simplesmente” com foco em “nomeações e reposições de cargos”.

Sentado ao lado da ex-ministra do Meio Ambiente, Campos afirmou que PSB e Rede têm “muita identidade”. “As pessoas que militam no PSB têm perfeita compreensão do papel que a Rede tem para a política brasileira”, destacou o governador.

Questionado sobre o fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuar como cabo eleitoral de Dilma Rousseff, Eduardo Campos evitou polemizar. “Cada um faz o que pode, do jeito que pode”, ironizou.

Aliança programática
Crítica do lotamento da administração pública pelos partidos, Marina Silva disse que a aliança programática firmada entre o PSB e a Rede não significa que o grupo governará sozinho caso vença a eleição presidencial. “Jamais poderá ser a distribuição do cargo pelo cargo”, destacou.

A ex-senadora disse que, na hipótese de o candidato do PSB se eleger para o Palácio do Planalto, o partido pretende atrair para o governo as legendas que ocuparam a Presidência desde 1995.

“Se ganharmos, queremos governar com os melhores do PT, os melhores do PMDB, os melhores do PSDB, porque acredito que essas pessoas existem em todos os partidos e têm ideias e compromissos com programa em todos os partidos. E estamos dizendo antes para que ninguém diga depois: ‘vocês agora que ganharam estão aí conversando com o Lula, com o Fernando Henrique'”, observou.

Mesas redondas
No encontro do PSB e da Rede, realizado em um centro empresarial de São Paulo, integrantes das duas legendas passaram o dia debatendo eventuais consensos sobre diferentes temas. Em meio às reuniões, Marina Silva e Eduardo Campos passavam pelas mesas de debates e interagiam com os participantes.

As duas siglas pretendem usar o resultado das discussões no plano de governo socialista que será elaborado para a disputa pelo Planalto.

Fonte: G1PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.