Ações para acabar com a diarreia serão desenvolvidas em todo o Estado
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Reduzir a mortalidade por doenças transmitidas pela água e por alimentos contaminados nos municípios afetados pela estiagem em Pernambuco. Este é o principal objetivo do Plano Estadual para o Enfrentamento de Doenças Diarreicas Agudas em Período de Seca. Ações de monitoramento, prevenção e controle são realizadas através da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE). O projeto foi publicado na quarta-feira (05) no Diário Oficial.
Dos 185 municípios pernambucanos, 128 foram classificados como de emergência para estiagem. Pesquisas feitas pela Gerência de Prevenção e Controle de Agravos da SES/PE aponta que há ocorrência de surto de Diarreia nesses locais. Em 86 desses municípios foram registrados os maiores índices de ocorrências da doença. A gerente de Prevenção e Controle de Agravos Agudos da Secretaria, Nara Melo, explica que foi realizado um critério epidemiológico que classificou estes 86 municípios de maior risco e ocorrências de surto.
Nestas cidades serão investidos cerca de R$ 1 milhão, para dar o apoio na intensificação das ações de vigilância em saúde, e assim, realizar o combate desta mazela. De acordo com Nara, os distritos classificados precisamprogramar medidas de ações para orientação da população. Sobretudo, para o tratamento, a distribuição e o uso correto da água. Por isso, são ações fundamentais a inspeção sanitária nos sistemas de abastecimento de água e a fiscalização das fontes alternativas de abastecimento para consumo humano.
Os municípios prioritários deverão estar qualificados para o recebimento do Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS). Para garantir o recurso, é necessário que o gestor municipal ou o secretário de Saúde Municipal, deva preencher o Termo de Adesão correspondente e encaminhá-lo para a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde da SES/PE. Este incentivo será transferido em parcela única. Ele deve ser equivalente a 10% sobre o valor anual do PFVS atribuída aos municípios que possuem até 50 mil habitantes, e a 5% aos com mais de 50 mil.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário