Moradores deixam prédio invadido por fumaça apenas com seus animais

Aposentado tira cachorros de apartamento tomado por incêndio (Foto: Letícia Macedo/ G1)Moradores do edifício que teve que ser completamente esvaziado após incêndio que começou em academia vizinha na madrugada desta sexta-feira (80, no Centro de São Paulo, deixaram seus apartamentos apenas com os animais de estimação. A fumaça invadiu o prédio que tem 145 apartamentos e moradores ficaram intoxicados.

Cerca de 100 pessoas precisaram de atendimento no local e 30 delas foram encaminhadas a hospitais da região, como Santa Casa, Vergueiro e Hospital São Paulo. Um homem teve queimaduras de segundo grau.

O fogo começou por volta de 1h da madrugada, quando alguns moradores se preparavam para dormir no prédio da Avenida Rio Branco.

O aposentado Fernando Guimarães, de 77 anos, que mora há 4 anos no 14º andar do edifício foi socorrido com sua sobrinha e suas duas cachorras pelos bombeiros.

“Eu ia dormir quando escutei o barulho lá embaixo. Eu e a minha sobrinha vimos a fumaça e começamos a descer”, afirmou. “Nós descemos dois lances de escada e não conseguíamos mais por causa da fumaça, mas encontramos um apartamento com a porta aberta. Lá conseguimos ficar longe da fumaça até a chegada dos bombeiros”, contou ao G1. Ele disse só ter se lembrado de pegar as duas cachorras: Bianca, de 14 anos, e Daiane, de 7. “Deus me livre de deixar elas lá”, disse.

Vizinha de seu Guimarães, a aposentada Floripes Oliveira, de 68 anos, que mora há 20 anos no prédio, já estava dormindo e não conseguiu pegar seu papagaio. “Escutei o barulho e, primeiro, pensei que fosse o baile”, contou Oliveira que afirma ter deixado o apartamento no terceiro andar com o “coração na mão”.

“Eu deixei o Tadeu [papagaio] lá em cima e fiquei tremendo. Até a minha dor nas costas passou na hora do sufoco”, disse. Mais tarde, ela pediu para um bombeiro tirar a ave do apartamento. O papagaio foi levado para o apartamento de um amigo em um prédio vizinho. “Vou ficar agradecida até o fim da minha a vida. Esse papagaio é mais que um amigo para mim, é o meu filho”, disse a aposentada, que mora com o marido e não teve filhos. Nesta manhã, ao ver imagens dela na TV familiares ligavam para a sobrinha, que lhe prestava ajuda. “Estavam todos chorando.”

Já a assistente administrativo Damiana Santana de Assis conseguiu pegar o cão Johny, de 3 anos, na hora incêndio. “Nem lembrei de documento. Ventava e fazia muito frio”, afirmou enrolada em uma manta térmica do Corpo de Bombeiros.

A aposentada Maria Helena Moreira, de 72 anos, que mora no prédio desde 1975, aguardava a liberação dos bombeiros e da Defesa Civil para buscar os remédios para a coluna. “Estou com muita dor. Sentei na calçada do prédio do outro lado da rua”, disse. Ela disse que se preparava para dormir quando escutou os vizinhos gritando “fogo”.  “Foi um sufoco. Estou tremendo até agora.” Ela deve ficar na casa de uma cunhada, que mora em Pirituba.

O prédio deve permanecer interditado  porque sofreu danos na estrutura. O responsável pela Defesa Civil do município, coronel Jair Paca de Lima, informou que os moradores poderão retirar seus pertences, mas a liberação do prédio exigirá reformas. “A liberação do prédio vai depender da rapidez com que os proprietários vão fazer as obras. O sistema elétrico ficou danificado e o elevador também”, disse de Lima.

Incêndio
O incêndio que atingiu o edifício localizado na esquina da Rua do Boticário com Avenida Ipiranga, começou por volta da 1h. Cerca de 150 homens foram mobilizados para controlar as chamas ou resgatar moradores, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O fogo teve origem em academia de ginástica.

Equipes de resgate dos bombeiros esvaziaram prédios nas imediações, pois muita fumaça levada pelo vento invadiu vários imóveis, inclusive um prédio de 150 apartamentos. O fogo foi controlado por volta das 5h30, mas a operação de rescaldo seguia e não tinha horário para ser concluída.

O incêndio não deixou feridos graves. Até as 8h20, ainda não havia o número total de pessoas resgatadas dos imóveis na região. No entanto, aproximadamente 50 pessoas que inalaram fumaça procuraram socorro no posto médico montado próximo ao local por bombeiros e funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ao menos 12 pessoas foram diagnosticadas com intoxicação leve e precisaram ser encaminhadas a pronto-socorros. As vítimas foram levadas aos hospitais Vergueiro, São Paulo e Santa Casa.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.