Treze réus do mensalão entram com recurso

O deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP), ex-presidente do partido, o publicitário Marcos Valério, seu ex-sócio Ramon Hollerbach, a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e o ex-sócio da corretora Bônus Banval Breno Fischberg apresentaram, ontem, embargos infringentes ao STF pedindo absolvição do crime de formação de quadrilha no processo do mensalão. Com os recursos de ontem, já são 13 os réus do mensalão que apresentaram embargos ao Supremo.

Pela decisão do STF em setembro, 12 dos 25 condenados no processo teriam direito aos embargos – aqueles que tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição no julgamento. Dos 12, 10 já apresentaram recursos – o prazo para recorrer ao STF termina  segunda-feira (depois de amanhã).

Outros três réus – o deputado Valdemar Costa Neto, Vinicius Samarone,  ex-vice-presidente do Banco Rural, e Rogério Tolentino, ex-advogado de Valério – também apresentaram embargos infringentes apesar de, teoricamente, não terem direito a esse recurso pela votação que os condenou.

Defesa musical
No recurso apresentado pelo advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende Genoino, ele pede absolvição de seu cliente no crime de formação de quadrilha – em que teve quatro votos favoráveis – e volta a dizer que o ex-presidente do PT é inocente de todas as acusações.

“José Genoino Neto não merece a pecha de bandoleiro. José Genoino Neto não integra quadrilha. José Genoino Neto é um digno e honesto cidadão, é um homem público íntegro, probo, idôneo e incansável servidor da causa pública”, afirma o recurso da defesa.

O advogado Luiz Fernando Pacheco citou trechos, no recurso, da  Cancion por la Unidad Latinoamericana, versão de Chico Buarque para uma canção do cubano Pablo Milanés. “E quem garante que a história/ é carroça abandonada/ numa beira de estrada/ ou numa estação inglória/ a história é um carro alegre/ cheio de um povo contente/ que atropela indiferente/ todo aquele que a negue”.

Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha. A defesa pede para que os dois novos ministros do Supremo votem a favor da absolvição no crime de quadrilha, o que reduziria a pena de Genoino para 4 anos e 8 meses. O deputado petista está de licença médica da Câmara desde setembro. O ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares também já entraram com recursos contra a condenação por formação de quadrilha.

Operador
O publicitário Marcos Valério e o ex-sócio Ramon Hollerbach também apresentaram recurso ontem ao Supremo no qual pedem absolvição pelo crime de formação de quadrilha no processo do mensalão.

Valério, apontado como operador do mensalão, foi condenado a mais de 40 anos de prisão por cinco crimes – formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Caso o Supremo atenda o pedido, a pena seria reduzida em 2 anos e 11 meses.

Hollerbach foi condenado pelos mesmos cinco crimes que Valério, mas obteve pena menor, de 29 anos, 7 meses e 20 dias de prisão. Se o Supremo atender o pedido, a punição cai em 2 anos e 3 meses.

Fonte: Correio 24 Horas

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.