Em PE, matrículas para rede estadual 2014 começam nesta segunda (11)
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Começa nesta segunda-feira (11) o cadastramento de novos alunos para o ano letivo de 2014 da rede estadual de educação. São oferecidas 172.645 vagas – dessas, 94 mil são destinadas para os novatos da rede pública, como estudantes vindos de outros estados, de escolas particulares ou que pararam os estudos e estão voltando.
As matrículas devem ser realizada pela internet, através do site da Secretaria Estadual de Educação, até o dia 3 de dezembro. Depois disso, o cadastro para se matricular deverá ser realizado por telefone, através do 0800 286 0086 (ligação gratuita), no período de 7 a 30 de dezembro.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda (11), o secretário de Educação de Pernambuco, Ricado Dantas, reforçou que as pessoas que já estudam nas escolas do governo estão matriculadas automaticamente para o ano que vem.
“Para os quase 600 mil alunos que já estão na rede estadual de Pernambuco, a matrícula é automática. A própria escola providencia a matrícula, a não ser que o aluno queira mudar de escola. Nessa hipótese, deve-se procurar a direção da escola, para que seja providenciada a mudança dele”, disse. O aluno veterano deve ainda confirmar a matrícula automática no período de 6 a 10 de janeiro indo à instituição que estuda.
Após o cadastro pela internet, o aluno novato deve providenciar os documentos necessários para a matrícula, que são comprovantes de escolaridade, residência (com CEP), carteira de vacinação (se for aluno do 1º ao 5º ano), e um número de telefone para contato. “No ato da matrícula, ele faz três opções de escola, e aí ele precisa receber um telefonema que irá dizer em qual opção ele conseguiu se matricular”, explicou Dantas.
Recesso antecipado
Por causa da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e tem Pernambuco como um dos estados-sede, a secretaria estadual de Educação decidiu que o recesso escolar da rede será em junho, do período de 12 a 27 de junho. “Nós antecipamos de julho para junho porque o recesso vai pegar uma parte da Copa, para não precisar darmos feriado. O Brasil passando para as fases posteriores, a gente vai dar feriado [escolar] no dia do jogo do Brasil”, explicou Ricardo Dantas. Os dias de jogo posteriores à primeira fase da Copa são 30 de junho e 1º e 4 de julho.
A secretaria afirma que os jogos não afetarão o cronograma de atividades das escolas. “Não será preciso compensar as aulas. A obrigação é cumprir os 200 dias letivos, e nós temos 205 dias letivos [no cronograma]. Se não houver os jogos do Brasil até a final, teremos mais dias letivos”, pontuou o secretário.
Dantas ainda enfatizou que a programação do próximo ano não contemplará a contratação de novos professores. “A gente quer iniciar o ano letivo com tudo organizado, já esperando o aluno que vai chegar para receber todo o material, seu fardamento e tudo o que é necessário para que se inicie o ano sem nenhum percalço”, disse.
Fonte:G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário