Em PE, matrículas para rede estadual 2014 começam nesta segunda (11)

Começa nesta segunda-feira (11) o cadastramento de novos alunos para o ano letivo de 2014 da rede estadual de educação. São oferecidas 172.645 vagas – dessas, 94 mil são destinadas para os novatos da rede pública, como estudantes vindos de outros estados, de escolas particulares ou que pararam os estudos e estão voltando.

As matrículas devem ser realizada pela internet, através do site da Secretaria Estadual de Educação, até o dia 3 de dezembro. Depois disso, o cadastro para se matricular deverá ser realizado por telefone, através do 0800 286 0086 (ligação gratuita), no período de 7 a 30 de dezembro.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda (11), o secretário de Educação de Pernambuco, Ricado Dantas, reforçou que as pessoas que já estudam nas escolas do governo estão matriculadas automaticamente para o ano que vem.

“Para os quase 600 mil alunos que já estão na rede estadual de Pernambuco, a matrícula é automática. A própria escola providencia a matrícula, a não ser que o aluno queira mudar de escola. Nessa hipótese, deve-se procurar a direção da escola, para que seja providenciada a mudança dele”, disse. O aluno veterano deve ainda confirmar a matrícula automática no período de 6 a 10 de janeiro indo à instituição que estuda.

Após o cadastro pela internet, o aluno novato deve providenciar os documentos necessários para a matrícula, que são comprovantes de escolaridade, residência (com CEP), carteira de vacinação (se for aluno do 1º ao 5º ano), e um número de telefone para contato. “No ato da matrícula, ele faz três opções de escola, e aí ele precisa receber um telefonema que irá dizer em qual opção ele conseguiu se matricular”, explicou Dantas.

Recesso antecipado
Por causa da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e tem Pernambuco como um dos estados-sede, a secretaria estadual de Educação decidiu que o recesso escolar da rede será em junho, do período de 12 a 27 de junho. “Nós antecipamos de julho para junho porque o recesso vai pegar uma parte da Copa, para não precisar darmos feriado. O Brasil passando para as fases posteriores, a gente vai dar feriado [escolar] no dia do jogo do Brasil”, explicou Ricardo Dantas. Os dias de jogo posteriores à primeira fase da Copa são 30 de junho e 1º e 4 de julho.

A secretaria afirma que os jogos não afetarão o cronograma de atividades das escolas. “Não será preciso compensar as aulas. A obrigação é cumprir os 200 dias letivos, e nós temos 205 dias letivos [no cronograma]. Se não houver os jogos do Brasil até a final, teremos mais dias letivos”, pontuou o secretário.

Dantas ainda enfatizou que a programação do próximo ano não contemplará a contratação de novos professores. “A gente quer iniciar o ano letivo com tudo organizado, já esperando o aluno que vai chegar para receber todo o material, seu fardamento e tudo o que é necessário para que se inicie o ano sem nenhum percalço”, disse.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.