Simpósio Cidades Habitáveis discute ideias de melhorias para o Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Estudos do programa Cidades Sustentáveis, uma rede mundial formada por movimentos sociais, revelam que o número de habitantes nos centros urbanos deve aumentar em 50% até o ano de 2050. Como essas pessoas vão morar e quais as consequências para o trânsito, saúde e outros aspectos serão discutidos nesta terça-feira (19), no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Simpósio Internacional Cidades Habitáveis. No Recife, por exemplo, 77% da área definida pela prefeitura como “centro” é destinada ao comércio e serviços – apenas 2,8% são para moradia.
O encontro pretende juntar especialistas em diversos assuntos e esquentar a discussão sobre a cidade ideal para se morar. Serão postas na mesa ideias inovadoras, criativas e sustentáveis para o município. “A gente quer trazer oportunidades para as pessoas prosperarem nas cidades, que são organismos vivos, onde temos nosso dia-a-dia. É urgente trabalharmos oportunidades e inovações para melhorar a vida das pessoas”, disse a coordenadora do Simpósio, Aline Botrel.
O evento é encabeçado pela Philips. O presidente da empresa na América Latina, Henk de Jong, explicou que serão reunidas pessoas com conhecimento do desenvolvimento de cidades. Ele comenta que muitos gestores reclamam da falta de dinheiro para investimento, mas rebate que orçamento não é desculpa. “A saída é ter criatividade e ouvir as pessoas. Para boas ideias sempre há dinheiro”, explicou, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco.
Serão apresentados três painéis. A presidente da Fundación Avina, Telma Rocha, vai explicar o programa Cidades Sustentáveis em um primeiro momento. Depois, a presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – PE, Vitória Regina de Andrade, vai duscutir “Um novo modelo de inovação urbana para as cidades habitáveis do futuro”, ao lado do designer de iluminação Márcia Chamixaes.
O terceiro e último painel vai contar com a presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio, o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana e o fundador do Instituto Urbem, Philip Yang. Eles vão falar sobre “Casos de inovação urbana e habitabilidade”. A presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável, Marina Grossi, será mediadora.
O evento acontece no Centro de Artesanato de Pernambuco, na área central do Recife, das 8h30 às 13h.
Fonte:G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário