Osteoporose atinge dez milhões de brasileiros

imagesA longevidade da população é umdos fatores que explicam o crescente aparecimento de casos de osteoporose no Brasil. A doença, que é caracterizada pela perda da massa óssea e o consequente enfraquecimento dos ossos, já atinge dez milhões de pessoas no país, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados apontam, ainda, que o mal é responsável por 200 mil mortes por ano e 2,4 milhões de fraturas. A evolução da doença e as estratégias para melhora e a convivência dos pacientes com a osteoporose são o eixo temático do XXX Congresso Brasileiro de Remautologia, que acontece no Recife, até o próximo sábado.

O médico reumatologista e professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, José Antônio Pereira da Silva, destacou que com o envelhecimento da população mundial a questão vem se tornando mais importante. Apesar de relação entre a idade e o aparecimento da doença o especialista afirmou que é possível envelhecer sem ter osteoporose. Para isso é importante bons hábitos alimentares, exercício físicos e exposição à vitamina D. O médico deu destaque especial a um estudo que mostra grande deficiência da vitamina – que tem fonte nos banhos de sol – na população do Recife. “Ela quase não é encontrada na alimentação, mas sim no sol. Uma pesquisa demonstrou que 80% dos maiores de 80 anos de idade têm deficiência, mesmo estando em um país tropical”, comentou. Silva frisou que na população feminina entre 50 a 60 anos, a carência atinge 30% das moradoras do Recife.

Quem sabe da importância do sol para enfrentar a osteoporose é Zélia Coutinho, de 82 anos. A exposição solar é a aliada, junto com fisioterapia e alimentos ricos em cálcio, para que ela supere a enfermidade. “Convivo relativamente bem com a doença”, afirmou Zélia. Com histórico do mal na família e a entrada na menopausa – dois fatores de risco – a aposentada contou que já vivia a preocupação do diagnóstico e se preparava para enfrentá-lo com naturalidade e segurança. Dionir Buarque, 76, também convive bem com a fragilidade óssea. “Você é tão velho como seus ossos”, brincou. Para ela, a vigilância à doença é o que desmistifica os temores, por isso é necessário exames periódicos e acompanhamento médico.

Segundo projeção da Federação Nacional de Combate a Osteoporose uma em cada três mulheres acima dos 50 anos sofrerá uma fratura decorrente da osteoporose. Este número aumenta para uma em cada duas a partir dos 60 anos. Nos homens, a incidência é de um em cada cinco homens acima dos 50 anos. A partir dos 60 anos a razão é de um para cada três com risco de sofrer uma fratura decor

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.