Mais de 41 mil estudantes disputam uma vaga no vestibular da UPE

Mais de 41 mil estudantes estarão em sala de aula, neste domingo (24) e na segunda (25), para realizar as provas do vestibular tradicional da Universidade de Pernambuco (UPE). Os estudantes concorrem a 2.080 vagas em 53 cursos de graduação de todo o estado – outras 1.390 vagas estão disponíveis aos candidatos através do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Nos dois dias, os portões dos locais de prova fecham às 8h.

Este ano, pela primeira vez a UPE está adotando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a 1º fase do exame. No domingo, os estudantes fazem exames de português, redação (a do Enem ainda não será considerada) e uma disciplina específica, que pode ser literatura, história ou química. Na segunda, é a vez de física, geografia, língua estrangeira, filosofia/sociologia, biologia e matemática, também de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Os feras terão quatro horas e meia para resolver as questões nos dois dias do vestibular. As provas terão início às 8h15 e seguem até 12h45.  O candidato só poderá sair da sala de prova três horas após o início. Depois do horário, é permitido levar os cadernos de prova. Segundo a comissão de ingresso da universidade, o resultado do processo deve ser divulgado até 31 de janeiro.

Seleção seriada
Nos últimos dias 10 e 11 de novembro, foram realizadas as provas do SSA 3. Os exames do SSA 1 e SSA 2 ocorrem em 15 e 16 de dezembro. Os feras concorrem a vagas nos campi Santo Amaro, Benfica, Camaragibe, Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Arcoverde, Nazaré da Mata, Petrolina, Palmares e Serra Talhada.

No método de entrada tradicional, no sistema universal, o curso mais concorrido foi o de direito de Camaragibe, com 152,54 candidatos por vaga; no sistema de cotas – que corresponde a 20% das vagas -, o primeiro lugar também ficou com direito em Camaragibe, com 159,75 candidatos por vaga.

Reforço nas linhas de ônibus
Para auxiliar os estudantes a chegar aos locais de prova no domingo (24), o Grande RecifeConsórcio de Transporte reforçou a frota de linhas. Ao todo, serão 39 veículos fazendo 318 viagens das 7h às 13h. Receberão reforço as linhas 202-Barro/Macaxeira/Várzea, 423-Engenho do Meio, 060-TI Tancredo Neves/TI Macaxeira e 920-Rio Doce/CDU.

Já na segunda (25), o estudante vai contar com 100% da frota de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros na rua. Dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife (0800-081-0158).

Segundo a Prefeitura do Recife, 20 agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vão monitorar as vias próximas aos locais de prova  entre 6h30 e 13h30. Entre os pontos com reforço na orientação e fiscalização para evitar o desrespeito às normas de trânsito estão as avenidas Engenheiro Abdias de Carvalho, João de Barros e Mário Melo e Rua Barão de Souza Leão.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.