TJPE determina devolução de arara recolhida por órgão ambiental à dona

Dona observa ave devolvida dois meses após ter sido apreendida por fiscais ambientais (Foto: Débora Soares/G1)Ansiedade, desespero e felicidade. Essas foram as emoções vividas pela dona de casa Vera Lúcia de Albuquerque, 51 anos, até receber de volta a arara Billy, apreendida por fiscais ambientais em setembro passado. Uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), expedida na última quinta (21), determinou que a ave silvestre voltasse para a casa onde viveu por 10 anos até ser recolhida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A devolução feita, neste sábado (23), mobilizou a Rua Turquesa, no Conjunto Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, e levou a proprietária do animal às lágrimas.

A ansiedade de Vera Lúcia começou quando ela soube que Billy, a arara-canindé, de nome científico Ara ararauna, iria retornar para casa. “Estava escutando a rádio ontem [sexta (22)] e falaram que uma juíza havia determinado que Billy ia voltar para mim, sua mãe. Não conseguia acreditar. Não dormi. Só pensei em beijá-lo e dançar com ele”, disse.

A entrega do animal estava marcada para as 11h deste sábado. No entanto, 50 minutos após o horário, a dona de casa ficou apreensiva ao receber uma ligação. Era um dos agentes da CPRH, informando que a equipe estava perdida e não conseguia achar o endereço da casa. A voz da mulher soava cada vez mais estressada enquanto ela explicava o caminho. O impasse só foi desfeito depois que uma menina da comunidade saiu em uma bicicleta para encontrar o carro da CPRH e trazê-lo até a casa.

Dona de casa trata a arara como um filho. (Foto: Débora Soares/G1)
Dona de casa diz tratar a arara como um filho
(Foto: Débora Soares/G1)

Quando os agentes chegaram, Vera Lúcia foi direto ver a arara, que estava em uma jaula na caçamba da caminhonete. Após vê-la, a dona de casa colocou a mão entre as grades e começou a acariciar a ave: falou com Billy, perguntou se estava bem e disse que sentia saudade. Lágrimas escorriam pelo seu rosto enquanto tocava as penas do bicho. Enquanto isso, os agentes do CPRH vistoriavam o local. Terminada a inspeção, deixaram Billy entrar no imóvel. “Eu nunca mais vou me separar dela”, afirmou a mulher.

Apesar do desejo da dona da arara, a decisão da juíza Wilka Pinto Vilela, da Terceira Vara da Fazenda Pública da Comarca de Jaboatão, é provisória. Para que fique com o bicho, Vera Lúcia tem que entrar com o pedido de licenciamento no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que irá verificar se a casa está apta a receber o animal.

Segundo o assessor da presidência da CPRH, João Paulo Reis, a arara-canindé, também conhecida como arara de barriga amarela, precisa de um viveiro de pelo menos 6 metros quadrados. Ele ressaltou que o espaço no qual Billy passa boa parte de seu dia, uma casa de cachorro, não tem nem dois metros quadrados.

De acordo com a dona de casa, o espaço não será um problema para criar a arara. “Vou fazer com meu filho e Claudneys, meu marido, um espaço bem grande aqui no quintal. Assim eles não terão mais o que reclamar”, afirmou Vera Lúcia.

Claudneys, marido de Vera Lúcia, também cuida do animal e o considera parte da família. (Foto: Débora Soares/G1)
Claudneys, marido de Vera Lúcia, também cuida do animal e o considera parte da família (Foto: Débora Soares/G1)

Após a entrega, a dona de casa ainda aproveitou para dançar com o animal. “Ele ama Ivete Sangalo e também brega. É um romântico”, disse a mulher, que tem nove filhos e 14 netos. Ela ressaltou que está planejando uma festa, pois em 29 de outubro Billy completou 10 anos. “Infelizmente estávamos afastados, mas agora posso fazer uma comemoração dupla, com direito a um bolo.”

O carroceiro Claudneys Anselmo da Silva, 36 anos, também não conseguiu conter a felicidade ao ver o animal. “Agora a família está completa. Vera estava muito triste, pois temos Billy desde que era um filhote.”

Assim que a arara foi entregue, seus donos deram ração para ela, que comeu bastante. (Foto: Débora Soares/G1)
Arara come ração dada pelos donos depois de voltar para
casa (Foto: Débora Soares/G1)

Briga judicial
Ao G1, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou que vai recorrer da decisão judicial. O assessor da presidência classificou a determinação como “um retrocesso no desenvolvimento desta espécie. As condições dela aqui não são boas. Esta bela arara deveria estar na natureza, não presa.” Ainda conforme João Paulo Reis, o animal estava saudável quando foi apreendido. O assessor espera que Secretaria Estadual de Meio Ambiente acione a Justiça na próxima segunda (26) para reaver a guarda do bicho.

A dona de casa disse não estar preocupada. “Podem recorrer que eu recorro também. Absurdo quererem tirar meu filho de mim. Qualquer juiz pode vir aqui e ver que não há nada que substitua o amor que sinto por ele”, comentou Vera Lúcia.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.