Inep muda checagem e deixa escolas top fora do ranking do Enem 2012

1Cinco das dez escolas com as maiores médias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 ficaram fora da lista geral divulgada nesta terça-feira (26) pelo MEC (Ministério da Educação). As escolas Objetivo Colégio Integrado (SP), Ari da Sá Cavalcante (CE), Instituto Dom Barreto (PI), Integrado de Mogi das Cruzes Objetivo Colégio (SP) e Santo Antônio (MG) não puderam nem saber a nota que tiraram no exame de 2012.

O erro poderia ter sido evitado, dizem as instituições, caso o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tivesse mantido a checagem prévia de dados, como foi feito no Enem 2011.

“No ano passado, nós tínhamos uma senha para acessar os dados da escola antes e ver se existiam inconsistências”, afirma a Vera Lúcia Antunes, do Objetivo de Mogi das Cruzes — a 7ª melhor escola no Enem 2011. “Antes da divulgação das médias do Enem 2011 tivemos cerca de dez dias para conferir se o número de alunos e as médias estavam corretas”, diz.

Questionado por telefone e duas vezes por e-mail, o Inep não respondeu sobre o motivo da mudança na checagem prévia de dados. Segundo o instituto, as instituições ficaram de fora porque “não atendem aos critérios de divulgação”. As escolas podem recorrer da média até o dia 4 de dezembro.

No topo

Primeiro colocado em 2011, o Objetivo Integrado, de São Paulo, ficou de fora da divulgação deste ano. “No nosso caso, o problema foi uma inconsistência entre o número de matriculados na escola (42) e o número de inscritos no Enem que diziam ser alunos do Objetivo Integrado (43)”, afirma José Augusto Nasr, diretor do Grupo Objetivo.

O problema ocorre porque os alunos é que indicam o colégio que concluíram ou vão concluir o ensino médio. No caso do Objetivo Integrado, por exemplo, cinco alunos que não eram da escola preencheram incorretamente o formulário do Enem 2012. “Em 2011, também tivemos problemas desse tipo, mas eles foram corrigidos com antecedência, porque os dados foram enviados antes para as escolas”, afirma Nasr.

O Objetivo pediu a correção das informações e diz que os seus dados devem ser divulgados pelo Inep até quarta-feira (27). A escola afirma que pediu os boletins de desempenho dos seus alunos e calculou a média geral: 740,81. Se os números forem confirmados pelo Inep, o Objetivo Integrado será novamente o primeiro colocado das escolas no Enem – até agora, a melhor média do exame de 2012 é do Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, de 722,15.

“Irresponsabilidade”

Também ficaram fora o Santo Antônio, de Belo Horizonte, e o Instituto Dom Barreto, de Teresina – 9ª e 6ª maiores médias de 2011. “É uma tremenda irresponsabilidade do Inep. Protocolamos na manhã de hoje um pedido de posicionamento sobre a divulgação dos dados”, disse o frei Jafir de Freitas, diretor e coordenador pedagógico do colégio Santo Antônio.

Em Fortaleza, o colégio Ari de Sá Cavalcante não sabe o que motivou a sua saída da lista das notas divulgadas hoje pelo Inep. O colégio teve a 5ª maior média no Enem 2011. Ao UOL, eles informaram que, durante a checagem prévia de 2011, perceberam um erro na participação de alunos na prova e pediram a correção – o que foi feita antes da divulgação oficial das notas.

O Ari de Sá, o Santo Antônio e o Objetivo Integrado de Mogi já enviaram ofícios ao Inep, mas ainda não receberam um posicionamento oficial sobre a falha na divulgação das notas. Os responsáveis pelo Dom Barreto não foram encontrados para comentar o caso.

As instituições dizem que tiveram mais de 10 alunos e mais de 50% dos estudantes inscritos no Enem 2012. Além disso, elas podem ter saído da lista por incompatibilidade de informações entre o Enem e o Censo Escolar. Neste caso, o erro poderia ter sido corrigido pelas escolas, caso os dados fossem divulgados com antecedência para checagem, como foi feito em 2011 pelo Inep.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.