Fifa muda o discurso sobre as paradas técnicas na Copa

images (10)O assunto “calor” colocou a Fifa sob pressão e fez a entidade bater cabeça. Um dia depois de afirmar que durante a Copa do Mundo de 2014 estará em vigor o que foi decidido pelo Comitê Executivo em outubro, ou seja, que apenas partidas em que a temperatura ambiente for superior a 32ºC terão paradas técnicas para os jogadores se hidratarem, nesta quinta-feira (5) o secretário-geral Jerôme Valcke anunciou uma nova determinação.

Segundo ele, caberá a uma junta formada por árbitro, médico e delegado da partida decidir se o jogo deve ou não ser interrompido. E mais: caso haja necessidade, uma partida pode ter mais do que uma paralisação por tempo – e por um período indeterminado.

“No jogo há três autoridades: o delegado-geral, os representantes da área médica e o árbitro. Essas três pessoas estão sempre conversando antes dos jogos para garantir a segurança de todos os que estão nos estádios. No jogo em que as condições (climáticas) indicarem, vai haver interrupção e eles decidirão quantas serão e quanto durarão”, disse Valcke.

O secretário-geral citou ainda o exemplo da final dos Jogos Olímpicos de 2008, entre Argentina e Nigéria, disputada às 12 horas na China, para defender a realização de partidas em horários em que o sol é mais intenso. “Essa não é a primeira vez que temos jogos assim. Em 2008, em Pequim, foi assim. Há um senso comum para evitar problemas e isso, inclusive, está no regulamento das competições”.

Questionado sobre os transtornos que os jogos do Mundial que serão realizados às 13 horas podem trazer para os torcedores, Valcke comparou a situação do público com a dos atletas e minimizou a questão. “É menos difícil para o público do que os jogadores porque ele pode sair um pouco do sol e beber água. Mas estamos levando a hora do jogo em consideração e não sei quem pediu a parada técnica porque isso já faz parte. Se médicos e árbitros sentirem que é importante parar, isso vai acontecer”.

O técnico da Itália, Cesare Prandelli, é o principal defensor da proposta de paradas técnicas em todas as partidas do Mundial, independentemente da temperatura e do horário do jogo. Ele passou a apoiar a ideia depois de a sua seleção sofrer na Copa das Confederações. Ele está na Costa do Sauipe (BA) por causa do sorteio e espera aproveitar o evento para atrair o apoio de mais treinadores e tentar convencer a Fifa. “Não é um capricho. É uma necessidade absoluta”, disse.

O também italiano Fabio Capello, técnico da Rússia, usa como argumento os jogos do campeonato nacional do país da sua seleção. Lá, no mês de julho, todas as partidas são interrompidas aos 23 minutos de cada tempo para os jogadores beberem água.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.