População prisional chega a 10,2 milhões no mundo, diz instituto

1Mais de 10,2 milhões de pessoas são mantidas em instituições penais em todo mundo, segundo uma publicação do Centro Internacional de Estudos Penitenciários (ICPS, na sigla em inglês) divulgada no final de novembro. A maioria dos detentos está concentrada nos Estados Unidos(2,24 milhões), na China (1,64 milhões), na Rússia (681,6 mil) e no Brasil – que, com 548 mil presos, tem a quarta maior população prisional do mundo.

Os dados da 10ª edição da lista do instituto foram solicitados aos órgãos responsáveis pela administração penitenciária de cada país. Eles se referem ao período entre setembro de 2011 e setembro de 2013. Os únicos países que não constam na lista por falta de informação são Eritreia, Guiné-Bissau, Somália e a Coreia do Norte.

O instituto ainda destaca que alguns números não estão completos. No caso da China, por exemplo, são contabilizados apenas os presos que já foram condenados, e não também aqueles que aguardam julgamento. Caso os estimados 650 mil detentos que aguardam julgamento ou estão em prisões administrativas fossem contabilizados, bem como as cerca de 150 mil pessoas que devem estar presas na Coreia do Norte, a população mundial total de detentos subiria para mais de 11 milhões.

Supremacia americana
Nos 15 anos de publicação da lista da população prisional do mundo, o ICPS estima que o número de detentos aumentou entre 25% e 30% no planeta. No período, a população mundial aumentou cerca de 20%. Já a taxa de presos versus população total aumentou 6%, passando de 136 detentos para cada grupo de 100 mil pessoas para 144.

De acordo com a publicação, além da maior população de detentos, os Estados Unidos apresentam a maior taxa prisional, com 716 presos para cada 100 mil pessoas. O país é seguido pela nação caribenha São Cristóvão e Nevis (714), pela africana Seicheles (709), pelas Ilhas Virgens Americanas (539), por Barbados (521) e por Cuba (510).

A menor taxa é de San Marino (6), pois um acordo feito com a Itália determinou que a maioria das pessoas que fossem presas no país poderia ficar encarceradas em solo italiano. Em seguida, estão Comores (16), República Centro-Africana (19), Ilhas Faroe (21) e Liechtenstein (24).

O Brasil aparece na 45ª posição, com 274 presos para cada 100 mil pessoas. Sua taxa, porém, é superior à média mundial. Segundo o estudo, mais da metade (54%) dos 222 países e territórios dependentes listados tem taxas abaixo de 150 por 100 mil pessoas.

A taxa brasileira também é mais alta do que a média dos países da América do Sul – 202. Na região, os únicos países cujos índices são mais elevados do que o do Brasil são Uruguai (281) e Guiana Francesa (278).

A média caribenha é de 376. Nestes casos, as populações prisionais dos países não são elevadas – a maior é a cubana, com 57,3 mil detentos. Porém, como as populações totais das nações também não são muito altas – a maior é também a cubana, com 11,25 milhões -, as taxas ficam acima da média.

A Europa também apresenta diferenças regionais. Os países da parte mais ocidental do continente tem uma taxa média de 98. Esta região inclui a França (98), a Alemanha (79), a Suíça (82), entre outros países. Já na área que abrange as nações que ficam entre a Europa e a Ásia, a média é de 225. O destaque é a Rússia, com índice de 475 presos por 100 mil pessoas.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.