Canais de televisão apostam em exibição nos smartphones

20131213182025440496iA TV está ao alcance das mãos na era dos aplicativos. Segundo pesquisa do Google Brasil, no país, 68% das pessoas assistem à TV, ao mesmo tempo em que utilizam smartphones, fenômeno conhecido como “duas telas”. Ainda de acordo com a análise, 30 milhões de pessoas utilizam três mídias (computador, televisão e smartphone) simultaneamente. Números expressivos e quase impossíveis de ignorar. Por isso, os canais de televisão paga e aberta se apropriaram de diferentes formas da rede para fisgar o telespectador. Uns apostam em divulgação intensa nas redes sociais, com ações, interação com internautas e hashtags. Já outros mergulham no campo da tecnologia e lançam aplicativos variados.

O Turner Broadcasting System, responsável por canais como Warner Channel, Cartoon Network, TNT e AXN, é um exemplo de conglomerado atento às novas mídias. Dos canais por assinatura do grupo, o Cartoon Network é o líder em número de aplicativos, sobretudo dos jogos e de programação.

Os canais também apostam em conteúdos específicos. Séries, como Hannibal, e novelas, como Pecado mortal, ganharam apps. “Isso já é realidade. Todos os estudos apontam o crescimento de pessoas que assistem à TV com tablet ou laptop ou mesmo celular no colo, conectados. É bastante perceptível”, comentou o diretor de novas mídias da Record, Antonio Guerreiro. A Sony Pictures Television afirma que o Brasil foi o país campeão em downloads do aplicativo da atração sobre o psiquiatra e assassino Hannibal Lecter, entre os 37 onde foi lançado. De acordo com a empresa, o programa amplia a experiência do telespectador diante do conteúdo.

Uma das propostas das novas mídias é fornecer conteúdos diferenciados do visto na televisão. O serviço de streaming Netflix lançou um aplicativo para evitar spoilers sobre a quinta temporada de Breaking bad.

Mais um sinal de como as empresas e canais de televisão se apropriam cada vez mais do universo da web. As operadoras também destinam os olhares para isso. Um dos exemplos da inovação, o serviço SKY Live dispensa assinatura. Basta “curtir” a fan page e acessar por computador, smartphones ou tablets. Lançada há quase dois anos, a plataforma possui parceria com produtoras de shows, como a Planmusic. Transmissões de shows como John Mayer, Beyoncé e Iron Maiden também figuraram na agenda deste ano. O SKY Live também inovou ao lançar a websérie musical Entre sem bater, com a banda Jota Quest.

A operadora de TV a cabo NET também investe em serviços ou apps que se aproximem do assinante. Após lançar o NOW, serviço de video on demand para assinantes, também criou o NET App, cuja finalidade é disponibilizar guia de programação, informações de conteúdos e agendamento de gravações de programas através do smartphones ou tablets.

Entrevista – Vice-presidente e gerente do Warner Channel, Vicky Zambrano

Como a Warner Channel avalia esse novo cenário da web-televisão?
A Warner Channel reconhece que a tecnologia faz conteúdos se espalharem mais rapidamente. Realmente é uma meta do grupo oferecer esse conteúdo à audiência proporcionando mais entretenimento. Enquanto as diferentes temporadas (a chamada fall season traz as principais estreias, e a US broadcast é a temporada comum) se desenrolam, fica mais complicado porque nosso grupo precisa se preparar para transmissões impecáveis. Mas quanto mais as garantimos, melhor estamos oferecendo nosso conteúdo aos fãs e de maneira mais rápida. Nós abraçamos essa ideia, mas não sem ignorar que requer mudanças e muita coordenação da equipe. Diria que é mais uma questão de permanecer competitivo no mercado.

Como a Warner Channel faz para acompanhar os novos hábitos do telespectador?
Há muita coisa acontencendo na divisão digital da WC. Apesar de já oferecermos aplicativos com exibições secundárias e adotarmos uma estratégia em redes sociais e reconhecê-la como uma importante ferramenta para interagir com audiência e fãs, inovação nessa área é uma necessidade. Então, para mim, todo novo dia representa uma oportunidade de conversar com a audiência leal e dar a ela uma nova experiência de transmissão, aumentando nossos índices. Mais e mais, os telespectadores tradicionais têm dispositivos secundários e terciários à mão, onde eles não apenas compartilham o que pensam, mas também comentam opiniões alheias, criando uma massiva e dinâmica comunidade e uma grande onda que permite uma efetiva interação da emissora com telespectadores e entre eles.

Algum canal da Turner Broadcasting System elabora produtos voltados para a web, a exemplo de uma websérie?
Há alguns projetos em andamento em alguns canais do grupo, como também algumas experiências transmidiáticas.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.