Centro de Agroecologia da UNEB em Juazeiro promove pesquisas com agricultura orgânica e fomenta área de produção de alimentos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Estão sendo realizados na fazendinha urbana do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES), que fica no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da UNEB em Juazeiro-BA, experimentos agrícolas e a área de produção das culturas da banana, melancia, goiaba, milho, quiabo, coentro, beterraba, cenoura, macaxeira e pimentão. O objetivo é estudar o comportamento de diferentes cultivos sob manejo orgânico de produção.
De caráter didático-pedagógico, os ensaios visam proporcionar um ambiente em que os estudantes do curso de Agronomia do DTCS possam aliar teoria à prática. O professor da UNEB e coordenador do CAERDES, Jairton Fraga Araújo, que orienta os experimentos, explica que como a maioria dos cultivos escolhidos para a pesquisa é anual, de ciclo curto de produção, os alunos terão oportunidade de estudar e acompanhar desde o plantio até a colheita.
Os alunos aprendem no campo experimental a importância de cumprir todas as etapas de um cultivo orgânico, começando pela escolha do local do plantio, das espécies e variedades adequadas ao clima e solo e do sistema de irrigação apropriado para que não haja desperdício de água e não comprometa o desenvolvimento das plantas.
No campo os estudantes também aprendem como preparar os substratos, compostos e fertilizantes orgânicos, sólidos e líquidos, que são utilizados nas plantações. “Em uma área agrícola há muita matéria orgânica que pode ser reaproveitada e devolvida ao solo e isso é importante, pois a fertilidade do solo ajuda a manter o equilíbrio dos cultivos agrícolas, deixando-os mais fortes, já que a adubação correta e equilibrada aumenta a proteção contra ataques de fungos ou de insetos nas plantas”, afirma o professor Jairton.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário