Atlético-MG conquista o 3° lugar no Mundial de clubes

O Atlético Mineiro precisou lutar muito por sua dignidade no Mundial de Clubes. Foi com um gol improvável de Luan, foi com Ronaldinho Gaúcho expulso, foi sofrendo como o torcedor do clube se acostumou a sofrer.

Mas o clube mineiro deixou o Marrocos com uma vitória e com o terceiro lugar: 3 a 2 contra o Guangzhou, da China, com gols de Tardelli, Ronaldinho e Luan. Conca e Muriqui descontaram.
O Atlético entrou em campo em busca não apenas da terceira colocação. A medalha de bronze e um lugar no pódio importavam pouco. O objetivo era, nas palavras de Cuca e dos jogadores, deixar a competição com dignidade.
Era dar uma homenagem à torcida que foi ao Marrocos. Muitos dos mais de 10 mil atleticanos que viram a derrota para o Raja voltaram ao Grand Stade de Marrakech neste sábado; outros tantos venderam seus ingressos para não sofrerem mais uma vez.

E o primeiro tempo foi um sofrimento. Antes de a bola rolar, a torcida gritava uma frase que é famosa nos momentos difíceis do clube. “Eu quero é raça… Do time todo!”
A resposta em campo veio logo a 2 minutos. Marcos Rocha – mantido entre os titulares, como todo o time que fracassou contra o Raja – encontrou Tardelli livre na área, e o atacante deu um carrinho para abrir o placar.
Mas a reação do Guangzhou não demorou. Aos 8 minutos, Elkeson avançou pela direita e chutou a bola no travessão, Lin Gao pegou o rebote e cruzou para Muriqui, enfim, empurrar a bola para a rede.
Cinco minutos depois, em novo ataque do Guangzhou, Lucas Cândido cometeu pênalti em Lin Gao. Na cobrança, Conca fez o segundo. Parte da torcida do Atlético no estádio gritava “Vergonha!”
Mas o grito logo foi substituído por outro, de incentivo. E foi ao som de “Galo! Galo!” que Ronaldinho quase marcou de falta, aos 36 minutos. O goleiro Li Shuai fez ótima defesa.
Nove minutos depois, quando o primeiro tempo já se encaminhava para o fim, outra falta surgiu no caminho de Ronaldinho. E, em sua segunda chance, o camisa 10 não perdoou. Em mais uma cobrança perfeita, ele fez o segundo gol do Atlético na partida, e também seu segundo na competição.
No segundo tempo, a torcida do Raja – que já chegava ao estádio – passou a apoiar o Atlético, e o grito de “Raja Mineiro” surgiu nas arquibancadas.
Em campo, no entanto, a empolgação era toda do Guangzhou. Em três minutos, a equipe chinesa tevê três ótimas chances. Aos 10 minutos, Conca chutou por cima; aos 11, Victor fez milagre em chute de Muriqui; aos 12, uma cabeçada de Elkeson acertou o travessão.
Era preciso fazer algo para evitar outra derrota, e Cuca – em seu último jogo como treinador do Atlético – tentou mudar o ritmo do ataque com Luan no lugar de Jô. Tardelli passou a ser a referência no ataque.
Aos 25 minutos, justamente em jogada de Luan, o Atlético quase marcou o terceiro. O jovem atacante desarmou um rival pela direita e cruzou para Ronaldinho, que só não marcou pela segunda vez no jogo porque Young Gwon Kim salvou em cima da linha.
Luan era a arma mais perigosa do ataque atleticano. Aos 32, ele tentou de letra após cruzamento de Leonardo Silva, mas a bola foi para for; aos 35, chutou de longe, nas mãos do goleiro rival.
Aos 40 minutos, quando o Atlético era melhor na partida e parecia perto do terceiro gol, um lance mudou o destino do jogo: Ronaldinho tentou cavar uma falta perto da área e, ao cair no chão, foi chutado por Zhao Xuri. O camisa 10 revidou. O árbitro iraniano Alireza Faghani expulsou o brasileiro – o chinês continuou em campo.
O destino do Atlético parecia traçado mais uma vez. Mas a dignidade, buscada incessantemente desde a derrota para o Raja, foi alcançada graças a um gol de Luan aos 46 minutos da segunda etapa.
Fonte: ESPN
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.