Eduardo Campos reclama reconhecimento por projetos e entregas de obras na área de mobilidade urbana

1O governador Eduardo Campos, quando trata do assunto mobilidade urbana, aproveita a situação para lembrar o começo do governo.

“Quando a gente assumiu, o assunto era violência, era telhado de escola caindo. Nós trabalhamos esse olhar estratégico, não havia nada pronto”, frisa.

“O planejamento que nós fizemos vem desde 2006, não se sabia nem que o Recife iria ser sede da Copa ”, pontua, como que fazendo uma comparação com os investimentos federais, acelerados a partir da confirmação do evento esportivo.

“Colocamos o tema da integração entre os modais e lamentamos que só agora isto se destrave. Em três décadas, as cidades dobraram e jogaram o dobro de carros por cima. Sem planejamento estratégico sem discussão pública. Vamos legar outra situação”, observa, em uma cobrança de reconhecimento implícita.

“A idéia é ganhar uma fração destas pessoas que foram para os carros. Por isto, buscamos integrar metrô e ônibus, ônibus e trem e ônibus e barco. Em Cutiriba, eles levaram 15 anos. Aqui, vamos fazer em nove anos 100 quilômetros de corredores. E isto tudo sem tocar na tarifa. quando a gente assumiu, era a terceira tarifa mais cara do Brasil. Hoje, é a terceira mais barata. Só por 15 centavos não é a segunda mais barata”, compara Eduardo Campos.

“Teremos grandes entregas de mobilidade em 2014”, diz.

“Dar a uma pessoa meia hora ou 40 minutos no trânsito não é pouca coisa”, diz, referindo-se às obras na Caxangá.

“Na Imbiribeira, com a integração do ônibus com o Metrô, tiramos mais de 500 ônibus de circulação”, compara.

O governador Eduardo Campos também elogia o prefeito Geraldo Julio ao falar de mobilidade. Ele frisa que, em 11 meses, o socialista já apresentou projeto para melhorar o trânsito na Avenida Norte. “A última intervenção ocorreu em 1959, no governo Miguel Arraes, projetada para ter uma solução por meio de ônibus. Depois, ao longo dos anos, jogaram os carros”, observou.

Eduardo Campos diz que a solução somente saiu porque Geraldo Julio apresentou uma solução técnica (o VLT).

O governo do Estado teria ajudado. Eduardo Campos revela que a navegabilidade será 100% de Pernambuco, de modo a abrir espaço fiscal para a Avenida Norte no Pac. “Só agora sai a solução porque Geraldo conhecia. Ele pesquisou, viu que não era por ali e propôs o VLT. Não havia uma solução técnica”, compara. Na visita que fez a Suape, anunciando investimentos, Dilma não fez referência ao gestor municipal neste sentido, apenas dando ênfase no financiamento do projeto de VLT.

O governador também conta os bastidores do projeto do Arco Metropolitano e as negociações com o governo Federal. “A gente não queria fazer PPP de todo jeito. Tem reunião e ata disto”, diz. “Eu tive uma conversa com Dilma no começo do ano… Ela disse que a gente já estava botando dinheiro do Estado na BR 101 e era uma obra federal. Ela tomou a iniciativa, disse que não era justo e iria dar um jeito. Perguntou se a gente tinha um projeto. Assim, vai rodar (ficar pronto) em três anos”, informou.

Fonte: Blog do Jamildo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.