UPAE Petrolina quer agilizar atendimentos otimizando classificação de risco
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Prestes a completar cinco meses de funcionamento em Petrolina, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) vem otimizando o Acolhimento com Classificação de Risco. O propósito é fazer o encaminhamento ao atendimento médico por gravidade, e não por ordem de chegada. A identificação é feita através de uma pulseira colorida – que pode ser azul, verde, amarela e vermelha.
Segundo a assessoria de comunicação, o protocolo é adotado em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) como forma de identificar em que estado de saúde o paciente se encontra e o tempo de espera recomendado para cada caso. A ideia é gerenciar o fluxo na unidade para que todos sejam atendidos de forma correta, respeitando a urgência de cada um.
As consultas são divididas em azul, verde, amarelo e vermelho, classificadas respectivamente como casos crônicos, de pouca urgência, urgência e de emergência.
No primeiro caso são selecionados os pacientes que procuram a unidade para tomar alguma medicação já agendada anteriormente, vistos como quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social. No segundo os avaliados como pouca urgência, sem risco de morte imediata e será atendido após os pacientes classificados como vermelho e amarelo. Em seguida estão os usuários urgentes, que serão atendidos com prioridade sobre o verde e o azul, com tempo máximo de espera de uma hora. Por último temos os pacientes em situação de emergência que serão consultados de imediato.
Agilidade
Segundo a coordenadora geral da unidade, Magnilde Alves, a ideia é que através do Acolhimento com Classificação de Risco o atendimento possa garantir uma consulta em tempo ágil.
“Essa é uma necessidade para melhor organizar o fluxo, pois assim podemos garantir mais resolutividade e humanização ao paciente. Tudo é feito através da escuta qualificada e da tomada de dados vitais. Explicamos sempre a importância desse Protocolo, para que os usuários entendam que os atendimentos são realizados por ordem de prioridade, pois nosso dever é prezar pela vida e bem estar de todos que procuram o nosso serviço”, avalia.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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