Governo de Eduardo tem aprovação de 80% dos pernambucanos

1Com um projeto presidencial engatilhado para o próximo ano, o governador Eduardo Campos (PSB) contará com uma forte vitrine para suas pretensões eleitorais no Estado. Isso porque o socialista permanece com altos índices de aprovação do seu governo entre a população de Pernambuco. Prestes a deixar o comando do Executivo estadual, provavelmente no prazo final de desincompatibilização, em abril, a administração do gestor conta com a aprovação de 80% dos pernambucanos contra 15% que desaprovam, segundo dados da nova pesquisa do Instituto Exatta, realizada em parceria com a Folha de Pernambuco. Já 5% dos consultados não souberam responder.

Entre as faixas etárias, o governo socialista alcança os melhores índices entre as pessoas com mais de 60 anos, pois 85% aprovam, enquanto 11% desaprovam e o restante não soube responder. Os adultos, com idade entre 35 e 44 anos, são os que representam a menor taxa de aprovação, mas, mesmo assim, a avaliação permanece alta. Neste público, 77% consideram a gestão positiva, contra 16% que não aprovam e 7% que não possuem opinião formada. A tendência é a mesma entre os entrevistados de 44 a 59, onde 78% aprovam e 17% desaprovam.

Entre os pernambucanos mais jovens, de 16 a 24 anos, a avaliação positiva do gestor atinge 81%, contra 14% que possuem uma visão negativa e 5% que não souberam responder. No campo entre 25 e 34 anos, 80% têm uma visão otimista. Em relação ao grau de instrução dos pesquisados, a população com o curso superior incompleto é a que mais aprova o governo de Eduardo Campos. Neste grupo, 83% estão satisfeitos, contra 11% que desaprovam.

Os pesquisados que não concluíram a alfabetização são os mais críticos: 75% aprovam e 19% não se mostram satisfeitos com a administração. Já 82% dos pernambucanos que têm o 1° grau incompleto aprovam o governo e 14% desaprovam. Para os que possuem o 2° grau incompleto, o governo tem 80% de aprovação e 15% de desaprovação. Entre os gêneros, a tendência dos números é a mesma, já que 80% dos entrevistados dos sexos masculino e feminino são favoráveis na análise do desempenho da administração socialista. A taxa de desaprovação tem uma variação de 16% entre os homens e 14% entre as mulheres, enquanto 4% dos pesquisados do sexo masculino não souberam responder, assim como 6% das mulheres.

Metodologia

A pesquisa do Instituto Exatta foi realizada entre os dias 26 a 28 de dezembro, deste ano, com duas mil entrevistas em todo o território pernambucano. A margem de erro máxima nos resultados é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%. A amostragem foi estratificada com base nos dados censitários mais recentes oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O perfil da amostra é de 47% dos pesquisados do sexo masculino contra 53% do gênero feminino.

69% estão satisfeitos com a vida

Apesar da onda de protestos que ocorreu no País, em junho deste ano, questionando a qualidade de vida da população brasileira, os pernambucanos se mostram otimistas. Segundo os dados da pesquisa Exatta, 69% dos entrevistados estão satisfeitos com a vida que levam, enquanto 14% se mostram insatisfeitos. Entre os que demonstram uma posição mais extrema, 5% se revelam muito satisfeitos e 1% muito insatisfeitos. Já 11% não se definem nem como satisfeitos ou insatisfeitos. Entre os gêneros, 70% dos homens se consideram satisfeitos, enquanto 67% das mulheres responderam positivamente. Entre os insatisfeitos, 14% dos homens se apresentam desta forma e 15% das mulheres. Já 6% dos pesquisados do sexo masculino e 5% do feminino estão muito satisfeitos, 10% dos homens e 12% das mulheres se mostram imparciais e apenas 1% dos dois campos está muito insatisfeito.

A amostragem ainda apresenta um quadro onde os jovens são os mais satisfeitos com a vida que levam atualmente. Dos consultados, 73% da população entre 16 e 24 anos demonstra estar contente. Os adultos com idades entre 45 e 59 anos formam o grupo com o número de satisfeitos mais baixo, 66%. Entre a população com mais de 60 anos, 67% está satisfeita, enquanto 68% das pessoas que têm de 35 a 44 anos e 70% entre 25 e 34 anos.

Os entrevistados com o 1° grau incompleto, 70% se mostraram mais contentes com as suas condições de vida, contra 15% de insatisfeitos e 9% que se mostraram nem satisfeitos ou insatisfeitos.

Arte/Folha de Pernambuco

Estudo mostra futuro otimista

Se a maioria dos pernambucanos se mostra satisfeita em relação à qualidade de vida que leva atualmente, a perspectiva em relação ao futuro se revela ainda mais otimista. Os números da pesquisa do Instituto Exatta pontam que 83% da população do Estado acredita que irá melhorar suas condições, enquanto 9% acredita que ela permanecerá estável e 5% avalia que irá piorar. Já 3% dos pesquisados não souberam responder. Os mais jovem são os mais otimistas, com 92% acreditando que suas condições tendem a ser melhores no futuro, e apenas 3% acham que irá piorar. A população idosa com mais de 60 anos é um pouco menos otimista, com 71% avaliando que a vida irá melhorar e 6% considerando que as condições de vida tendem a decair. Na faixa etária entre 25 e 34 anos, 88% dos pesquisados se mostram confiantes em relação ao futuro, 81% dos adultos com idade de 35 a 44 anos e 80% de 45 a 59 anos.

De acordo com o grau de instrução dos entrevistados, 87% de quem tem o 2° grau incompleto esperam melhoras, contra apenas 4% que acreditam numa situação pior no futuro. Entre os demais consultados, o número de otimistas é de 85% entre os entrevistados com superior incompleto, 83% com 1° grau incompleto e 73% entre os analfabetos. Já 8% dos consultados que não concluíram o ensino superior acreditam que a situação tende piorar, enquanto entre os analfabetos e os que não concluíram o 1° grau, o índice de pessimismo chega a 5%.

Entre os gêneros, os otimistas representam 82% dos homens e 83% das mulheres. Já 10% dos pesquisados do sexo masculino acreditam que a situação permanecerá a mesma, contra 8% do sexo feminino. Já 3% dos entrevistados dos dois gêneros não souberam responder.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.