Painel da ONU confronta Vaticano sobre abuso sexual de crianças
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Vaticano foi publicamente confrontado nesta quinta-feira, pela primeira vez, a respeito de abusos sexuais de crianças por sacerdotes, em uma audiência da ONU em Genebra.
Autoridades da Santa Sé ouviram perguntas duras e diretas – por exemplo, por que não liberam todas as informações que têm a respeito, e o que estão fazendo para prevenir abusos futuros.
O acerbispo Silvano Tomasi, enviado do Vaticano à ONU, disse que tais crimes “jamais poderiam ser justificados”, que todas as crianças devem ser “invioláveis” e que “prevenir abusos é uma preocupação real e imediata”.
Em homília também nesta quinta, o papa Francisco declarou que escândalos de abusos são “a vergonha da Igreja”.
“Há tantos escândalos que não quero nomeá-los individualmente, mas todos os conhecem”, disse.
‘Segredos’
O Vaticano havia recusado, anteriormente, um pedido do Comitê da ONU pelos Direitos das Crianças (CRC, na sigla em inglês) por arquivos relacionados às denúncias; a Santa Sé também foi acusada de responder de forma inadequada a alegações de abusos.
Em Genebra, a integrante do CRC, Sara Oviedo, afirmou que “a Santa Sé não estabeleceu nenhum mecanismo para investigar os acusados de abusos sexuais, nem para processá-los judicialmente”.
Mas vítimas dizem esperar que a audiência, transmitida ao vivo nesta quinta-feira, forçará a Igreja Católica a abrir “segredos”.
No mês passado, o papa Francisco anunciou a criação de uma comissão de combate ao abuso sexual de crianças por sacerdotes.
A Santa Sé é signatária da Convenção da ONU sobre os Direitos das Crianças, documento de valor legal. Mas, após submeter relatório inicial à convenção, em 1994, o Vaticano não prestou contas a respeito até 2012 – quando já estava fortemente abalado por denúncias de pedofilia em diversos países.
Integrantes do CRC questionaram o fato de a Igreja ter transferido padres suspeitos de abusos, bem como alegações de que alguns casos foram encobertos.
Outro questionamento diz respeito à visão de que os abusos seriam uma ofensa moral, e não um crime.
“Será que a Santa Sé acredita que a pedofilia é algo que possa ser superado?”, questionou o CRC. “A melhor maneira de prevenir novas ofensas é revelando as antigas”, prosseguiram os representantes da ONU.
Fonte: BBC Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário