TJPE acumula 1,8 milhão de processos à espera de julgamento

1O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) conta atualmente com 1,8 milhão de processos em tramitação. Apesar da quantidade, o número de processos julgados cresceu no ano passado em relação a 2012. Foram concluídos, ou seja, sem mais direito a recursos e assim arquivados, 723 mil processos em 2013, enquanto no ano anterior foram 459 mil. O balanço foi divulgado, nesta terça (4), pelo presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes,  que deixa a presidência do Poder Judiciário estadual.

A taxa de congestionamento, que era de 84% em 2012, foi reduzida para 72% no último ano, mas ainda é considerada alta. Somente em 2013, 482 mil novos processos ingressaram na Justiça. “É um número alto ainda, mas se você excluir os processos fiscais, a realidade é outra. Temos de 40% a 45% dos atuais processos como executivos fiscais, ou seja, aqueles em que a União, o estado ou município cobram débitos de seus devedores”, apontou o desembargador.

O presidente do TJPE acredita que a taxa de congestionamento deve cair nos próximos anos, principalmente com a conclusão de um concurso público que deve ajudar a preencher as 200 vagas para juiz. “No último concurso, concluído em 2012, foram aprovados 49 magistrados, mas apenas 34 assumiram e dois já voltaram para seus estados de origem. O que falta é um pouco de motivação para a vida de juiz”, acredita.

Atualmente, o estado conta com 420 juízes distribuídos em diversas varas. Até o fim de março próximo, segundo o desembargador, o concurso mais recente deve estar sendo finalizado e a expectativa é que sejam aprovados entre 50 a 60 novos magistrados. No último ano, foram criados 1.019 cargos de servidor mediante concurso, o que contribuiu para melhorar a eficiência no processo de julgamento.

Também no período, Pernambuco recebeu 48 novas unidades judiciárias, sendo cinco varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, totalizando sete no estado. “Avançamos em diversos setores, como contratação de pessoal, construção e reforma de prédios e, principalmente, no aumento do número de casos julgados”, avaliou o desembargador.

Processos eletrônicos
No fim de 2013, duas varas de Execuções Fiscais do Recife passaram a receber os novos processos eletronicamente, se somando aos juizados especiais, onde o projeto de processos digitais vem sendo implantado desde 2010. Juntos, as varas e os juizados já contam com 142.424 processos digitais.

A expectativa é que, nos próximos anos, outras varas sejam incluídas, agilizando a entrada de processos. “O aluguel de prédios para guardar esses processos, funcionários para cuidar deles, tudo isso é caro. Só que é um processo caro [a implantação do processo eletrônico], vamos levar um tempo para conseguir. Primeiro, vamos começar com os processos novos e depois vamos ver para digitalizar os antigos”, apontou Nunes.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.