Planalto vence primeira briga do ano no Senado Federal

20140206104817_cv_senado_gdeO governo ganhou, mas teve muito trabalho, saiu arranhado com parlamentares, prefeitos e governadores e colocou em xeque o poder de articulação dos seus ministros, principalmente Ideli Salvatti (Articulação Institucional) e Guido Mantega (Fazenda). Numa votação de caráter inusitado, o Senado Federal rejeitou, depois de quase cinco horas de discussão, três requerimentos que pediam a retirada de emendas ao projeto de lei complementar referente a alteração do indexador de correção das dívidas dos estados e municípios.

Com isso, a votação da matéria foi adiada, já que o objetivo dos requerimentos era fazer com que, retiradas as emendas, a matéria viesse a ser votada imediatamente.

Com as emendas mantidas, o projeto volta agora para nova apreciação em duas comissões, de forma simultânea – a de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE). Sendo assim, a matéria só será submetida à votação pelo plenário dentro de 15 dias úteis, a serem contados após a formalização de tais emendas nestas comissões. Ou seja, na melhor das hipóteses, no dia 28 de fevereiro.

O resultado da votação, que permitiu novo atraso à apreciação do texto, foi acompanhado de perto pelos governadores Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul, Teotônio Vilela Filho (PSDB), de Alagoas, e Raimundo Colombo (DEM), de Santa Catarina, e teve resultado bastante criticado.

Além disso, colocou em risco a condução dos trabalhos pela equipe econômica e a credibilidade do Palácio do Planalto e da base aliada que, em dezembro passado, fizeram um acordo para adiar a votação da matéria com o compromisso de permitir a apreciação na primeira semana de retomada dos trabalhos do Legislativo. Ontem (5), a conta foi cobrada pelos senadores, que não pararam de lembrar o descumprimento do acordo.

Mas pesou, em contrapartida, um outro compromisso – firmado também pelos parlamentares aliados com o governo no apagar das luzes de 2013 – de que  eles contribuiriam para que não fosse votado qualquer projeto que viesse a trazer desequilíbrio para as contas do país.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.