Operações de leasing podem ser retomadas nos próximos meses, segundo Anfavea

download (1)O presidente da  Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse hoje (10) que o financiamento de veículos, via leasing, pode ser retomado nos próximos meses. Segundo Moan, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou recentemente um acórdão que resolveu as incertezas jurídicas sobre a operação. “O leasing é um instrumento fundamental, e já representou quase metade do sistema de financiamento do setor automotivo”, disse ele, depois de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para apresentar as demandas do setor.

De acordo com Moan, havia um disputa sobre para qual município a empresa de leasing deveria pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS). Pela decisão judicial, o tributo deve ser recolhido na cidade onde está localizada a sede da empresa financiadora. Com a definição, o presidente da Anfavea acredita que o modelo pode ser reintroduzido no mercado em até três meses. Ele disse ainda que a possibilidade da retomada está sendo estudada pelo ministério.

No contrato de leasing, o veículo adquirido fica em posse da financiadora, que aluga o carro para a pessoa que solicitou o crédito. Ao final de um período estipulado em contrato é possível adquirir definitivamente o veículo, devolvê-lo à empresa ou até renovar o contrato.

 O modelo, que representava, em 2006, 47% dos financiamentos de veículos, atualmente responde por menos de 2% do sistema de crédito para automotivos. “Se olharmos mercados mais maduros, a grande maioria do crédito é via leasing”, ressaltou Moan. Para ele,o retorno desse tipo de operação pode contornar a falta de crédito que afeta o mercado brasileiro. “Até o momento, nós temos mantido uma performance de vendas muito boa. Mas ainda com algumas restrições, em função da seletividade do crédito”, ponderou.

Outra medida defendida pela Anfavea, na reunião com Mantega, foi a adoção de um programa permanente para renovação da frota de caminhões. “A proposta básica desse programa é incentivar a troca de caminhões com mais de 30 anos de uso por caminhões novos, ou com até dez anos de uso”, pontuou o presidente da entidade.

Pela proposta, os proprietários receberiam um valor pelos veículos velhos, que seriam enviados para reciclagem. Além disso, seria disponibilizado crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra de um caminhão novo. “Somente em custos, em acidente de trânsito provocados pelos caminhões, teríamos uma economia de R$ 4,9 bilhões por ano em custos de assistência médica, eventuais pensões e custo do seguro DPVAT” [Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre]. Economia bem maior que os estimados R$ 900 milhões a serem gastos com a implementação da iniciativa.

A renovação da frota traria ainda, segundo Moan, benefícios ambientais, e aumentaria a eficiência do sistema de transporte de cargas. “Um caminhão novo polui, em relação a um de 30 anos atrás, 96% a menos”, e existem, de acordo com ele, cerca de 230 mil caminhões com mais de 30 anos de uso rodando nas estradas brasileiras. A meta do programa seria retirar de circulação 30 mil deses veículos por ano.

Durante o encontro com o ministro, o setor automotivo solicitou, ainda, a abertura de uma linha de crédito entre Brasil e Argentina para fortalecer o mercado bilateral. O país vizinho sofre com problemas cambiais. “Nós dependemos de peças produzidas por eles, para montar veículos no Brasil, e eles dependem de peças brasileiras para montar veículos lá”, ressaltou Moan sobre a importância estratégica da indústria argentina em relação à brasileira.

 Fonte: Agência Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.