Quem for ao Canadá fazer curso de idioma não vai mais poder trabalhar

18Após o dia 1º de junho, os estrangeiros que vão para o Canadá fazer cursos de inglês e francês não terão mais permissão para trabalhar independentemente do tempo de permanência no país. A nova regra vale somente para os alunos de cursos de idiomas com vistos emitidos depois do dia 1º de junho. A mudança, segundo o Consulado Geral do Canadá em São Paulo, entre outros objetivos, é para que o intercambista possa ficar mais focado em concluir o programa de estudos.

Para os alunos de cursos de graduação e pós, com duração de no mínimo seis meses, as regras de trabalho foram facilitadas. A partir desta data, eles poderão trabalhar no máximo 20 horas por semana fora dos campi das instituições, sem ter de solicitar permissão. Antes, estes alunos só podiam trabalhar dentro dos campi, ou caso contrário, tinham de pedir autorização ao consulado.

O Consulado Geral do Canadá em São Paulo informou que é comum que os países revejam seus programas e façam modificações. Ainda, segundo o consulado, os estudantes interessados em programas de idiomas “não possuem habilidades linguísticas necessárias para ter uma experiência significativa no mercado de trabalho do Canadá.” “Os regulamentos existem para garantir que esses alunos estejam claramente focados em completar seu programa de estudo durante essa curta estadia no Canadá”, diz a nota.

O consulado afirma que o país é mundialmente conhecido pela qualidade do ensino e de vida e que os estudantes levam estes pontos em consideração na hora de escolher o destino do intercâmbio

Hoje o Canadá é o líder entre os destinos preferidos dos brasileiros que querem aprender inglês no exterior. Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), 60% das agências de intercâmbio do país apontaram que em 2013 o Canadá foi o país que mais recebeu brasileiros interessados em aprender idiomas. De acordo com o consulado, em 2012, havia mais 265 mil estudantes internacionais matriculados em programas de estudo de mais de seis meses.

Para agilizar os procedimentos de visto, o Canadá criou centros de solicitação em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, autorizados a receber os pedidos. Também é possível fazer a inscrição on-line para certos tipos de vistos, como o de visitante temporário. Outra mudança é que o visto que permitia uma única entrada no país foi extinto e substituído por o de múltiplas entradas.

Outros países que permitem trabalho
Se a regra vai mudar no Canadá, em países como Irlanda, Austrália e Nova Zelândia o intercambista estrangeiro matriculado em cursos de idiomas pode trabalhar. O presidente da Belta, Carlos Robles, diz que esta possibilidade é um fator que atrai quem quer aprender idiomas no exterior e vai além da necessidade de complementar a renda para custear as despesas.

“Muitos estudantes que procuram o intercâmbio também querem uma oportunidade de trabalho, além do idioma. Às vezes, a opção pelo trabalho nem é tanto para ter uma fonte de renda, mas é mais pelo currículo. O trabalho fora do país é muito valorizado, mesmo que seja uma experiência curta e diferente da área de atuação, demonstra flexibilidade e dá um up grade no currículo”, afirma Robles.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.