Secretário diz ações sociais na Maré têm de ser apresentadas em 15 dias

2O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, Pedro Fernandes, disse hoje (30) que as respostas no plano social à população das favelas ocupadas neste domingo terão que ser dadas em no máximo 15 dias. Ele falou durante entrevista coletiva na qual o governo do estado apresentou um balanço sobre a ocupação do conjunto de favelas do Complexo da Maré.

Na última sexta-feira (28), o secretário se adiantou e reuniu lideranças comunitárias para “estabelecer prioridades e saber das principais angustias da comunidade. Com a liberdade de ação, que a ocupação nos está dando, não há mais desculpas: temos que dar respostas à população o mais rápido possível”, disse.

Pedro Fernandes esclareceu que a infraestrutura – que exige obras, ficará para depois. Vai ser debatida em uma segunda fase, “porque a gente chegou à conclusão que a identificação civil, a carteira de trabalho e os cursos profissionalizantes são mais importantes no primeiro momento. Assim como promover a inserção dos moradores no Cadastro Único para poder dar a eles acesso aos serviços de distribuição de renda dos governos federal, estadual e municipal”.

Outro problema que deverá ser tratado de imediato é o das crianças que estão fora das escolas. “É preciso equacionar o problema. Viabilizar o acesso das crianças às salas de aula – criar atividades extra-classe e projetos esportivos” avaliou.

Para o secretário, a instalação de uma rede básica de saúde, de um programa de limpeza urbana, de iluminação pública, conservação de ruas e vielas são problemas “que exigem respostas imediatas para a população”.

Fernandes lembrou que foi criado um comitê, formado pelas secretarias municipal e estadual, e por diretores dos órgãos diretamente envolvidos com os assuntos, para receber as demandas e tentar dar respostas o mais rapidamente possível. “Temos a obrigação de fazer o mais rapidamente o que antes não era possível, em decorrência da presença do tráfico”.

É para dar suporte às ações e legitimar o processo de ocupação das comunidades envolvidas no processo de pacificação que a secretaria criou há dez dias uma comissão para fazer levantamento de todos os projetos promovidos pelos órgãos estaduais e pela iniciativa privada nas 37 comunidades onde foram instaladas unidades de Polícia Pacificadora.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.