Projeto Centro de Cultura João Gilberto – 25 anos

O Centro de Cultura João Gilberto, completa 25 anos de intensa produção cultural. Em pleno sertão de contrastes, entre a seca e agricultura irrigada, entre o vinho e a cachaça, a navegação e o vaqueiro. Uma região de misturas musicais que vai da Bossa Nova ao frevo, do forró ao maracatu, do Rock a MPB. Às margens do Velho Chico, o rio da integração nacional, o Centro de Cultura João Gilberto tem muito que o comemorar, afinal, são 25 anos de historia dedicadas a cultura dessa região, exatamente no ano em que João Gilberto, o Papa da Bossa Nova completa 80 anos. O CCJG é um referencial de cultura para o Vale do São Francisco, num território de identidade conhecido pela sua economia pujante, com base na fruticultura irrigada, na produção de etanol, na agroindústria, no turismo e na produção de caprinos e ovinos.

Desde a sua fundação o CCJG, cumpre a sua missão primordial que é acolher e apoiar as mais diversas manifestações artisitico-cultural,sendo um equipamento estratégico para o desenvolvimento e suporte das produções culturais. Nesse espaço os artistas contam com quatro salas polivalentes; uma sala principal com trezentos e sete lugares, com palco, dois amplos camarins, central de ar-condicionado, iluminação cênica e sonorização; um anfiteatro com estrutura de palco, banheiros e arquibancada com capacidade para mil e quinhentas pessoas. O CCJG veio somar-se a um contexto cultural muito rico, onde o Rio São Francisco é fonte de expiração para poetas, artesãos, artistas plásticos, músicos e historiadores. Suas lendas, o folclore, a musicalidade, a paixão pelo teatro e a religiosidade compõe esse celeiro de cultura no norte da Bahia.

Isso sem falar no quadro de figuras ilustres de renome nacional e até internacional, que são filhos de Juazeiro, como João Gilberto, Galvão dos Novos Baianos, Ivete Sangalo, Targino, do caricaturista da memória musical brasileira, Miécio Caffé, Manuca Almeida, João Sereno, Bebela, Coelhão, Parlim, Hertez Felix, Lucien Paulo, Wilson Duarte, Devilles, Wellington, entre outros talentosos artistas, nas mais diversas linguagens da arte.

Juazeiro também foi palco para grandes produções cinematográficas com os premiados filmes brasileiros – Guerra de Canudos com a direção de Sergio Resende e grande elenco; Eu, tu, eles, dirigido por Andrucha Waddington, com Regina Casé, Lima Duarte e Stênio Garcia. Por essa razão, a direção programou a comemoração do Jubileu de Prata do CCJG no mês de novembro, mais precisamente de 06 a 30 nas dependências do Centro de Cultura João Gilberto, com as mais diversas manifestações artísticas com exposições coletivas e individuais, espetáculos de teatro e dança, shows musicais, apresentações folclóricas, debates, exposição de artesanato entre outras atrações.

Com informações de João Leopoldo Diretor do CCJG

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.