Pesquisa indica que 66% dos idosos recifenses têm déficit de vitamina D
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Dia Mundial de Combate à Osteoporose, doença que afeta cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde, é comemorado nesta quinta-feira (20). No Recife, uma pesquisa mostrou que 66% dos idosos têm déficit de vitamina D, uma das principais fontes de fortalecimento dos ossos. Essa vitamina absorve o cálcio e pode ser adquirida de duas formas: pela alimentação e através da exposição solar.
O médico Marcelo Cabral foi quem coordenou a pesquisa. Segundo ele, os pacientes analisados apresentaram alta exposição solar, ficando cerca de uma hora expostos ao sol diariamente. Mas, ainda assim, não atingiram os níveis adequados de vitamina D. Para ele, essa deficiência está associada à dieta do brasileiro.
“Infelizmente, o cardápio do brasileiro é pobre em vitamina D. Ela é encontrada em peixes como o salmão, a sardinha e o atum. Já os derivados do leite e os vegetais verdes têm cálcio. A criança e o adolescente devem ingerir bastante cálcio e fazer exercícios físicos para não apresentar esse déficit quando idoso”, explica o médico.
Marcelo Cabral lembra que tomar sol é importante, mas é preciso se proteger dos raios ultravioletas, que podem causar lesões e até câncer de pele. Por isso, o mais indicado é seguir uma dieta rica em cálcio ou, ainda, investir em comprimidos vitamínicos. “A quantidade necessária de cálcio varia entre 1 a 1,5 grama por dia”, afirma.
Mulheres acima de 65 anos e homens com mais de 75 devem procurar unidades de saúde para realizar a densitometria óssea – exame de radiologia que mede a densidade dos ossos. “E quem tem fatores de risco que facilitam a osteoporose é indicado a fazer esse exame a partir dos 50 anos de idade”, alerta.
Fonte: G1/PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário