Jarbas une dissidentes do PMDB à campanha de Eduardo

9Opositor declarado do PT, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) corteja parlamentares do PMDB a se somar à candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB), adversário da presidente Dilma Rousseff (PT). Fez um primeiro encontro com 11 senadores e deputados federais no seu apartamento em Brasília na noite de anteontem. E já articula um novo jantar, desta vez com a presença do líder socialista, no dia 14.

“Estamos falando com quem manifestou desejo de falar sobre isso”, disse o deputado federal Raul Henry (PMDB). Um dos presentes, o senador Pedro Simon (RS), que não disputará a reeleição, já é um fã declarado da candidatura presidencial de Eduardo. No dia em que foi anunciada a entrada da ex-senadora Marina Silva no PSB, em outubro do ano passado, o líder socialista fez questão de dizer que havia recebido as congratulações de Simon, por telefone.

Também degustaram do filé e garopa ao forno que o senador ofereceu em seu apartamento os senadores Luiz Henrique (SC), Ricardo Ferraço (ES), Waldemir Moka (MT), além dos deputados federais Fábio Trad (MS), Danilo Forte (CE), Darcísio Perondi (RS), Osmar Terra (RS) e Geraldo Resende (MS) e, claro, Raul Henry (PE). “Essa foi uma primeira conversa. O processo político é assim, não se decide de uma hora para outra. Mas o PMDB é um partido muito heterogêneo. E estamos procurando, digamos, a velha guarda do partido. A ideia é que eles se engajem na campanha de Eduardo”, explicou Henry.

A ideia de arregimentar os dissidentes do PMDB partiu do próprio Eduardo, proposta que foi logo tocada como prioritária por Jarbas. Apesar de ser o principal partido de sustentação da base do PT, nacionalmente, inclusive ocupando a vaga da vice-presidência, o PMDB tem tomado outros rumos em alguns estados, caso da Bahia, onde se aliou com os adversários históricos dos petistas: PSDB e DEM. Após ouvir as ponderações do senador, os parlamentares devem conversar com os seus correligionários e forças de sustentação nos respectivos estados.

A movimentação pró-Eduardo dentro do PMDB já rendeu alguns ganhos ao PSB. Os dois estarão no mesmo palanque no Rio Grande do Sul, por exemplo. A atuação dos parlamentares dissidentes podem influenciar no jogo em Estados como o Ceará e o Mato Grosso do Sul, que por questões locais apresentam alianças fragilizadas. É possível que na próxima semana já saia um manifesto demonstrando o apoio dessas lideranças do PMDB. Essa movimentação é mais uma pitada de constrangimento para o PT, que vem tendo que apagar alguns incêndios na sua base rebelde do PMDB, tanto no Congresso quanto nas articulações dos palanques estaduais.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.