Interrupção de serviços públicos também representa ameaça à Copa

19No dia em que manifestantes saíram às ruas em pelo menos nove cidades brasileiras para reivindicar políticas públicas de qualidade ou para ameaçar fazer greve, a presidente Dilma Rousseff ficou sem saída. Em vez de faturar politicamente com a visita à Arena Corinthians, que vai sediar a abertura da Copa do Mundo daqui a 34 dias, teve que se reunir com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em São Paulo. A cinco meses da eleição presidencial, e no momento em que a comunidade internacional está com os olhos voltados para o Brasil, receosa pela segurança de milhares de turistas, não só pelos protestos, mas pela escalada da violência em todo o país, o governo insiste em minimizar o problema, alimentando as críticas da oposição. Agora, não são apenas os black blocs que acendem o sinal de alerta: a interrupção de serviços públicos também representa uma ameaça.

Na pista de pouso próxima ao estádio, Dilma se comprometeu a estudar a inclusão do segmento no programa federal Minha Casa, Minha Vida. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, 467 ônibus eram depredados. Moradores de Florianópolis também protestaram por melhores serviços de transporte. O dia foi marcado ainda pelo lançamento da campanha “Brasil, chega de bola fora!”, capitaneada em mais de 20 países pela Anistia Internacional, com o objetivo de garantir o direito à manifestação pacífica durante o Mundial.

Cinco protestos de sem-teto, criticando os gastos com a realização da Copa e cobrando moradias populares, interditaram vias importantes da capital paulista. A movimentação do grupo só arrefeceu quando a presidente Dilma recebeu representantes dos manifestantes no bairro de Itaquera, onde fica a Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo. Lá, a presidente ouviu as queixas dos sem-teto, inclusive as reivindicações de desapropriação de uma área, a 3km do estádio, apelidada de Copa do Povo, onde há um acampamento improvisado. Outro pedido dirigido a Dilma é que o governo aumente o valor da renda familiar para entrar no Minha Casa, Minha Vida, atualmente de R$ 1,6 mil. O encontro durou cerca de 20 minutos e contou com a participação do prefeito Fernando Haddad (PT). Ele disse que respeita a legitimidade do movimento, mas frisou que desapropriações de novos terrenos precisam seguir um rito, de acordo com o plano diretor da cidade.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.