Reféns da Seca faz sucesso em Bom Jardim

20Bom Jardim, a 104 km do Recife, foi palco, ontem, de mais um lançamento do meu livro Reféns da Seca, já na segunda edição. A noite de autógrafos ocorreu no charmoso Centro Cultural Marineide Braz, no centro da cidade. Terra de gente famosa, como Francisco Julião, criador das Ligas Camponesas, Bom Jardim fica a 104 km do Recife, no Agreste Setentrional.

O evento, uma iniciativa do prefeito Miguel Barbosa (PP), atraiu um grande público. Encontrei por lá, além do prefeito e a primeira-dama, vereadores, secretários, diretores, professores, estudantes e blogueiros do município, entre os quais a equipe do Bom Jardim Notícias.com, Bom Jardim.com, o Blog do Chico Pezão, o blog do Professor Edgar e o Bom Jardim.com.

Até de Casinhas encontrei políticos por lá, entre eles o vereador Walter Borges. Dos vereadores de Bom Jardim estavam por lá Bigode, Vitor, Jotinha Galego, Célio Major e Genário. Para que o público mais carente tivesse acesso à obra, o prefeito fez uma surpresa durante o evento sorteando alguns exemplares.

Foi uma noite muito agradável, com direito a música ao vivo e um coquetel ao final. Bom Jardim é uma cidade extremamente politizada e vive online, devido ao grande número de portais e blogs que se proliferam na região nos últimos anos. Difícil é chegar lá. Os dois acessos ao centro estão esburacados.

Mas o prefeito disse que já tem a promessa do governador João Lyra de que em breve ambos serão pavimentados.  Os primeiros habitantes de Bom Jardim foram mercadores de algodão do sertão da Paraíba, com grande movimento de tropeiros que buscavam o algodão bruto em Campina Grande para beneficiá-lo no Recife.

A igreja matriz, em estilo toscano, foi construída por missionários capuchinhos em 1876. Sobre o nome Bom Jardim há uma lenda, segundo a qual o primitivo proprietário das terras da região no início do século XVIII contratou um capelão para dar assistência religiosa à população local.

O capelão foi habitar em uma elevação, em um lugar cheio de árvores frondosas e paus-d´arco, circundado por um riacho. Extasiado com a beleza do lugar, o capelão passou a chamar o curato de Bom Jardim.

Na época de sua criação o município de Bom Jardim tinha 2.268 quilômetros quadrados, incluindo os povoados de Queimadas (atual Orobó ), Surubim e Boa Vista ( atual João Alfredo). Com o crescimento desses distritos, a lei estadual 1931, de 11 de setembro de 1928, criou os municípios de Orobó e Surubim. Mas tarde cedeu terras para a criação dos municípios de Macaparana e São Vicente Férrer. Também em 1963 perdeu o distrito de Machados, feito município.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.