Quando a tecnologia faz adoecer

2Um passeio rápido no shopping center é revelador. As pessoas não desligam dos aparelhos eletrônicos. Estão plugadas 24 horas na internet. O amplo acesso aos meios digitais móveis torna a tecnologia inseparável. Mas tudo em excesso faz mal. Não é diferente no acesso desenfreado aos meios digitais. Hoje, troca-se o relacionamento real pelo virtual. O livro pelo Facebook. O bate-papo no barzinho pelo WhatsApp. O uso sem limites de redes sociais, sites de relacionamento e jogos eletrônicos fragiliza as relações humanas, reduz a produtividade no trabalho. Leva à dependência tecnológica. Estima-se que 14 milhões de brasileiros sofram hoje deste mal.

Tanto que foi criado em 2007, em São Paulo, o Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O professor e psiquiatra Cristiano Nabuco, coordenador do programa, diz que a dependência não tem idade, sexo, cor ou condição financeira. É democrática. “Atualmente, estamos abrindo grupos simultâneos de adultos e de crianças. À medida em que a tecnologia foi ficando móvel, avançou a dependência tecnológica”, constata.

O neuropsiquiatra Igor Lins Lemos, professor da Faculade Pernambucana de Saúde (FPS), é estudioso da dependência dos jogos eletrônicos, uma das portas para se tornar dependente tecnológico. Ele atesta: “O uso excessivo de internet faz a pessoa perder tempo na escola e no trabalho. Interfere na qualidade de vida social, afetiva e financeira do indivíduo.”

E.C., 25 anos, foi iniciada na internet com os jogos eletrônicos. “Sou viciada em jogos online. Quando tenho espaço no trabalho, corro para o jogo. Já tive crise de abstinência”, conta. Agora o aplicativo instantâneo de troca de mensagens  WhatsApp é  a bola da vez.  “Durmo com o celular e o tablet ligados. A primeira coisa que faço quando acordo é checar o e-mail. Já enviei mensagem e atendi o celular dormindo.”

O iPhone é o objeto inseparável da vida de C.L., também de 25 anos. “Durmo com o celular ao meu lado. Quando eu tenho uma brechinha, estou no WhatsApp, no  Facebook e no Instagram.”  Ela conta que, quando sai para jantar com o noivo, zapeia nas redes sociais e ele  fica nos jogos eletrônicos.  “Me sinto nervosa e alarmada quando o aparelho descarrega”, revela.

A dependência tecnológica não é motivo para a demonização do uso da internet. Ou de condenação dos avanços tecnológicos. Afinal, a informação em rede é um caminho sem volta. Uma das formas de medir o descontrole do uso da internet é  fazer o teste disponibilizado pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ele pode ser acessado clicando neste link. Boa sorte!

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.