Afeganistão anuncia candidatos ao 2° turno das eleições presidenciais de junho

16Os candidatos Abdullah Abdullah e Ashraf Gani concorrem no dia 14 de junho ao segundo turno das eleições presidenciais no Afeganistão. O anúncio foi feito hoje (15) em Cabul pela Comissão Eleitoral Iternacional do país.

Abdullah Abdullah, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, conseguiu 45% dos votos e Gani 31,6% no primeiro turno das eleições que ocorreram no dia 5 de abril. Nenhum dos candidatos obteve os 50% necessários para vencer no primeiro turno.

Em coletiva à imprensa, a Comissão Eleitoral anunciou o resultado dos demais candidatos que ficaram de fora Zalmai Rasul (11,4%); Abdul Rab Rasul Sayaf (7,3%); Qubuddin Helal (2,8%); Gul Agha Sherzai (1,6%); Sultanzoi (0,5%) e Arsala (0,2%).

A campanha para o segundo turno vai começar no dia 22 de maio e as eleições serão no dia 14 de junho em vez do dia 7 de junho, como estava inicialmente previsto, devido a questões logísticas e de segurança.

A comissão informou que algumas cédulas foram queimadas em várias zonas eleitorais e precisa de tempo para proceder à substituição, assim como tem de contratar 3 mil funcionários para trabalhar no pleito.

O anúncio dos resultados e da realização do segundo turno estava agendado para quarta-feira (14), mas a análise de inúmeras queixas de fraude adiou para hoje a coletiva à imprensa.

Em particular, a campanha do candidato Abdullah Abdullah denunciou uma série de irregularidades, sobretudo relacionadas à dúvidas sobre 900 mil cédulas eleitorais que precisavam de ser recontadas.

As últimas eleições presidenciais de 2009 ficaram marcadas por alegados casos de fraude que levaram o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros a abandonar, em protesto, a campanha eleitoral contra Hamid Karzai, chefe de Estado desde 2001.

Abdullah Abdullah, antigo chefe da diplomacia do Governo de Karzai, é oftalmologista e tem o apoio dos pastunes, que representam cerca de 40% da população afegã.

Gani, o candidato que ficou em segundo lugar é economista com experiência no Banco Mundial e fez parte da primeira equipe de assessores de Karzai, tendo mais tarde ocupado o cargo de ministro das Finanças do primeiro governo, após a queda do regime talibã.

O segundo turno das eleições vai indicar o sucessor de Karzai, no poder há mais de 12 anos, após vitórias registradas nas três últimas eleições presidenciais. O processo eleitoral ocorre no momento em que as forças da Aliança Atlântica abandonam o país e transferem as competências relacionadas com a segurança para a Polícia e o Exército afegãos.

A retirada dos 51 mil efetivos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) será concluída em dezembro, apesar da presença de forças internacionais, em menor número.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.