Apesar do fim da greve, poucos PMs estão nas ruas na manhã desta sexta
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A greve da Polícia Militar em Pernambuco terminou, mas poucos policiais foram vistos nas ruas do Grande Recife nesta sexta-feira (16). A Operação Pernambuco, realizada por soldados da Força Nacional e do Exército Local continuar fazendo segurança em pontos estratégicos até restabelecimento da ordem.
Segundo o coronel Carlos Pereira, por volta das 22h da última quinta-feira (15), o efetivo da PM estava 90% restabelecido em Pernambuco.
“A volta de turno pode gerar alguma demora, porque é preciso cadastrar viatura, regular a escala de trabalho, por isso vai acontecer algun delay, mas a nossa expectativa é que na manhã de hoje, a situação se normalize”, disse o oficial. A prioridade da PM, a partir de agora, é retomar em sua totalidade o serviço de segurança pública.
Como a Operação Pernambuco prevê a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), soldados serão vistos, pelo menos, até o fim desta sexta-feira. Na Avenida Conde da Boa Vista, soldados do Exército circulavam pelas calçadas armados de fuzis, mas não havia nenhum policial militar. O posto policial da PM na Rua Sete de Setembro ainda não estava funcionando. Na Rua da Aurora e Avenida Cruz Cabugá, soldados também foram vistos, sem PMs. Por toda a Avenida Norte, nenhuma viatura da Polícia Militar.
Em frente ao Fórum Rodolfo Aureliano, na descida do Viaduto Capitão Temudo, na Ilha de Joana Bezerra, uma viatura da PM que costumava ficar de patrulha não estava no local.
No Terminal Integrado de Joana Bezerra, policiais da CipMoto patrulhavam o local para garantir a segurança dos usuários. A passageira Tamires Guimarães disse que ainda se sente ameaçada pela sensação de insegurança, pois não viu PMs no caminho para o trabalho. “Eu ainda estou meio tensa, porque no primeiro momento, eles disseram que iam voltar, mas eu não vi nada. É sinal de que a qualquer momento, tudo pode acontecer de novo”, disse Tamires. Quando passou próximo ao Quartel de Suprimentos, no Cabanga, ela disse ter visto vários caminhões do Exército, o que considerou um indício de perigo iminente.
Os soldados do Exército permanecerão nas ruas para estabilizar a segurança no Estado inteiro e só deixarão Pernambuco depois da ordem do governador João Lyra. Segundo o major Hereda, porta-voz do Exército, “acabou a greve, mas a volta, a normalização requer um tempo. Enquanto não restabelecer, as tropas continuam na rua”.
Sobre os poucos PMs nas ruas, o coronel Carlos Pereira disse que essa baixa se deve a uma minoria de policiais que não compreendeu porque algumas reivindicações não puderam ser atendidas. “Existe uma lei federal que impede qualquer aumento na remuneração em período eleitoral. Mesmo que houvesse uma disposição anterior a esse ano em realizar esse reajuste de 50%, nós não poderíamos fazê-lo porque a legislação impede”, explicou.
Fonte: JC





Nenhum comentário