ONU alerta para ”deterioração alarmante” de direitos humanos no Leste da Ucrânia

4A Organização das Nações Unidas (ONU) alertaram nesta sexta-feira (16) para uma “deterioração alarmante” dos direitos humanos no Leste da Ucrânia, onde o exército combate uma revolução lançada por separatistas pró-Rússia.

Num relatório divulgado hoje (16), a comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, manifestou também preocupação pelos “sérios problemas” de perseguição e intimidação contra os tártaros na Crimeia, território anexado pela Rússia em março, perante a indignação da comunidade internacional.

Em resposta, o porta-voz da diplomacia russa, Alexandr Lukachevich, divulgou comunicado acusando a ONU de “falta de objetividade total” no relatório. “A falta de objetividade total, as contradições revoltantes e a utilização de dois pesos e duas medidas não deixam dúvidas de que os autores (do relatório) cumpriram uma orientação política para ‘branquear’ as autoridades autoproclamadas de Kiev”, afirmou

O relatório da ONU, que cobre o período entre 2 de abril e 6 de maio, cataloga uma lista de “assassinato, tortura e espancamentos, raptos, intimidação e em alguns casos assédio sexual”, que estariam sendo cometidos por grupos antigovernamentais no Leste da Ucrânia.

Os governo interino de Ucrânia trava uma ofensiva militar contra separatistas pro-Rússia, que pegaram em armas, após a destituição do presidente Viktor Ianukóvitch apoiado pela Rússia em fevereiro.

Os confrontos ocorrem quase todas as noites, particularmente próximo ao bastião rebelde de Slaviansk, e dezenas de pessoas já morreram desde que Kiev lançou a sua “operação antiterrorista” em meados de abril.

No Leste do país, o relatório afirma que houve aumento “preocupante” dos raptos e detenções ilegais de jornalistas, ativistas, políticos locais, representantes de organizações internacionais e membros das forças armadas.

A ONU manifesta ainda sua preocupação com a deterioração do ambiente para os meios de comunicação no Leste do país, onde os rebeldes proclamaram a independência em duas regiões, após consultas populares por meio de referendos – que são considerados ilegais por Kiev e pelo ocidente.

Na Crimeia, o relatório diz que a anexação da península pela Rússia em março, após um referendo do mesmo gênero, cria dificuldades para residentes, particularmente os tártaros. “Mais de 7,2 mil pessoas originárias da Crimeia – a maioria tártaros – tornaram-se deslocados internos em outras partes da Ucrânia”, indica o documento.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.