No Brasil, Fernando Santos quer se despedir da seleção da Grécia em alta

6A Copa do Mundo no Brasil será o “canto do cisne” do treinador português Fernando Santos, que encerrará seu contrato de quatro anos com a seleção da Grécia após a competição.

 O enigmático treinador de 59 anos, que assumiu no lugar de Otto Rehhagel em 2010, classificou a Grécia para grandes torneios, como a Eurocopa 2012, ocasião em que os gregos foram às quartas de final, e agora para a segunda Copa do Mundo consecutiva da seleção.

Santos assumiu a equipe nacional depois de várias passagens por clubes na Grécia, onde ele trabalha desde 2001. Ele agora optou por não renovar seu contrato e, após o Mundial, deve voltar para o futebol de clubes.

“A federações me pressionou para tomar a decisão final (a respeito da renovação do contrato), mas eu recusei a oferta”, disse Santos no final de março.

“Eu quero tirar um tempo e pensar sobre meu futuro, sem pressão. Sou treinador e tudo é possível, desde voltar para Portugal, ficar na Grécia ou até ir para a China.”

Os torcedores gregos irão sentir falta do estilo quieto mas eficiente do treinador, que é muito mais acessível a jogadores, torcida e diretoria do que era Rehhagel.

Com a tese de que “primeiro a tática, depois a habilidade técnica”, ele iniciou o trabalho na seleção após a eliminação na fase de grupos na Copa de 2010 e desde então manteve a equipe jogando sempre em alto nível.

Depois de uma ótima participação na Eurocopa de 2012, quando a Grécia, campeã em 2004, acabou superada pela Alemanha nas quartas de final, os comandados de Santos repetiram bom desempenho nas eliminatórias para a Copa no Brasil ao vencer oito dos dez adversários, ainda que tenham perdido a vaga direta para a Bósnia no saldo de gols.

Os gregos passaram com facilidade pela Romênia na repescagem e acabaram sorteados no Grupo C, ao lado de Colômbia, Costa do Marfim e Japão, atual campeão asiático.

Um dos motivos do sucesso de Santos no comando da seleção grega é o seu vasto conhecimento do futebol e da cultura local, que ele acumulou quando treinava clubes de ponta como o AEK, o Panathinaikos e o PAOK Salonika.

O treinador vive na Grécia e gasta a maior parte do tempo assistindo a partidas e supervisionando possíveis talentos na Grécia e em outros continentes. Santos também teve a sorte de dispor de uma geração um pouco mais talentosa do que seu antecessor.

Nos últimos anos aumentou o número de atletas gregos se transferindo para grandes clubes europeus e, por conseguinte, adquirindo mais confiança e experiência.

Contando com Kostas Mitroglou no comando do ataque, Santos ainda encontrou a solução para o antigo problema ofensivo da equipe, ainda que a chegada de Mitroglou ao Fulham, da Inglaterra, não tenha sido um sucesso.

O treinador, que sempre aparecia fumando um cigarro atrás do outro no banco de reservas, agora é um homem mais calmo. Apesar de não se arriscar a falar grego em público mesmo depois de tanto tempo no país, seu estilo objetivo, pragmático e de resultados fez dele uma personalidade carismática e adorada na Grécia.

Uma boa campanha no Brasil só irá aumentar essa percepção, embora Santos não tenha dúvidas de que seu futuro será comandando clubes uma vez mais.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.