Fernando de Noronha inicia projeto para combater uso de drogas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A coordenadoria de saúde pública do arquipélago de Fernando de Noronha vai instalar, nesta segunda-feira (19), um grupo especialmente voltado para integrar os ilhéus numa campanha contra o uso abusivo de bebidas alcoólicas e drogas, com o objetivo de proteger a juventude e combater riscos de violência. A ideia é estimular as pessoas para uma vida saudável com o estímulo do cenário paradisíaco e protegido por leis ambientais.
A equipe será chefiada pelo administrador geral da ilha, Reginaldo Valença Júniro, e pela coordenadora de saúde, médica Fátima Souza, e é formada por profissionais da área.
Tem ainda a participação de representantes da comunidade. As ações contam ainda com profissionais da saúde do Hospital São Lucas, Unidade da Família Dois Irmão, SAMU, CRAS e outras entidades. Todos serão capacitados e atualizados sobre o atendimento humanizado.
Fátima Souza explica que o objetivo é fazer com que a população seja protagonista desse processo e entenda os riscos que o abuso no consumo de drogas e álcool pode trazer para os diversos setores da vida. “Queremos estimular os noronhenses para que eles discutam o assunto e busquem eles próprios ma solução”, enfatizou. Segundo ela, o trabalho participativo com foco na promoção da saúde é um instrumento potente para o desenvolvimento de hábitos saudáveis fortalecendo a participação social, na medida em que capacita a população para melhorar as condições de vida e saúde.
A campanha terá atividades como oficinas, dinâmicas de grupo, apresentação cultural e concurso literário, que giram em torno do tema, buscam, também, minimizar a vulnerabilidade e os riscos decorrentes do assunto. Haverá também, para crianças e adolescentes da Escola Arquipélago, entre 10 e 19 anos, um concurso literário e artístico com o tema “adolescência e compromisso com a vida”.
Através de pinturas, fotografias, desenhos, poesias e escultura, os participantes vão conscientizar toda a sociedade sobre a importância do compromisso com a vida. Foram convidadas três figuras ilustres para junto à comunidade escolher os vencedores do concurso, o artista plástico Flávio Gadelha, o cartunista Lailson Holanda e o escritor e jornalista João Moraes Filho. O vencedor do concurso irá receber premiação. Todos os trabalhos ficarão expostos no Palácio São Miguel, na Vila dos Remédios.
Fonte: Diário de PE





Nenhum comentário