Cais José Estelita começa a ser demolido e grupo acampa no local

estelita4Um grupo de manifestantes acampa no Cais José Estelita, no bairro do São José, na área central da capital pernambucana, na manhã desta quinta-feira (22), após o Consórcio Novo Recife ter iniciado a demolição dos armazéns do local na noite da quarta (21). Segundo os manifestantes, as máquinas pararam o serviço por volta da meia-noite da quarta após uma advogada do grupo Direitos Urbanos, movimento que desde o começo do projeto pressiona a gestão municipal contra a construção, ter alegado que o alvará apresentado pelos seguranças era uma cópia do original.

O grupo Direitos Urbanos, que atua pela internet, recebeu denúncias de que o Cais estaria sendo demolido por volta das 22h30. Após confirmarem a informação, muitas pessoas começaram a chegar ao local para impedir a obra. Os armazéns que foram demolidos ficam perto do Cabanga. Cerca de 15 pessoas estão acampadas na manhã da quinta – elas acenderam uma pequena fogueira. No fundo do terreno, um grupo de cerca de cinco seguranças da empresa Klaus Costa.

Em nota divulgada no grupo Direitos Urbanos no Facebook pela advogada Liana Cirne Lins, uma das integrantes, um dos manifestantes foi agredido pelos seguranças. Ela afirma que os seguranças o agrediram com chutes, socos e coronhadas pelo corpo, além de terem quebrado o celular e apagado as fotos que ele teria feito dos tratores demolindo os armazéns.

“Essas agressões foram executadas por sete seguranças […], que o agrediram com chutes, socos e coronhadas por todo o corpo. Ele agora irá fazer exame de corpo de delito. Seu celular teve as fotos apagadas e foi quebrado. Ele reconheceu um dos seus agressores quando voltou acompanhado de outros membros do Direitos Urbanos e da polícia. Porém, um sargento fechou o portão nesse momento e só o reabriu depois que o agressor havia se escondido. […] Quanto ao alvará de demolição, o documento que foi apresentado a mim era uma cópia xerox colorida. O alvará original não foi apresentado”, afirmou a advogada na rede social.

Histórico

O projeto vem despertando polêmica na cidade desde o princípio. Em dezembro de 2013, a Prefeitura do Recife aprovou o projeto imobiliário que vai construir 12 torres ao longo do Cais, exigindo novas ações mitigadoras – aquelas tomadas para compensar os possíveis danos causados pela construção. O valor da compensação subiu de R$ 32 para R$ 62,7 milhões, com a inclusão de biblioteca, túnel e um parque linear, entre outros itens. Um termo de compromisso entre a gestão municipal e consórcio do projeto Novo Recife foi assinado na ocasião.

O grupo Direitos Urbanos (DU), que desde o começo pressiona a gestão municipal contra o projeto, critica que a “escala desumana e desproporcional dos edifícios” permanece “intocada”, além de apontar falta de transparência e de participação da sociedade no processo, entre outros aspectos. Vencidas etapas que incluem as licenças para construção e elaboração de projetos executivos, a estimativa é que as obras comecem no segundo semestre de 2014.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.